Bancos fazem a liberação do 14º salário para milhares de clientes que podem fazer a solicitação ainda hoje
Se tem um assunto que ainda é muito discutido e comentado por milhares de brasileiros, principalmente o que se refere aos aposentados do INSS, é o tão sonhado e aguardado 14º salário.
Porém, apesar da ansiedade, o projeto de lei, cuja autoria é do Deputado Pompeo de Mattos, ainda está bem distante de se tornar uma realidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque ele ainda NÃO teve uma aprovação oficial e segue em tramitação*, sem muitas esperanças de sair do papel.
(Para saber mais sobre esse assunto clique aqui*)
Porém, uma EXCELENTE notícia divulgada pelo portal Jornal JF, afirma que alguns bancos viabilizam o abono por meio de uma antecipação desse 14º salário, que pode ser solicitada hoje mesmo (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas você deve estar se perguntando: “Se o projeto ainda não foi aprovado, por que os bancos estão antecipando essas parcelas?”
Calma que a gente explica!
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entenda como funciona!
Apesar de ser uma boa notícia aos clientes, ainda mais aos aposentados, o que ocorre de fato é que essa opção, cujas qual algumas agências bancárias oferecem, nada mais é que um empréstimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o Jornal JF, essa medida tem como propósito impulsionar a economia, permitindo que os beneficiários do INSS tenham a oportunidade de receber antecipadamente o montante.
No entanto, É PRECISO SE MANTER EM ALERTA! Afinal de contas, muitas pessoas que procuram buscar o banco para antecipar o 14º salário, caem no erro de achar que se trata do benefício já aprovado.
Sendo assim, você pode até solicitar o valor mas SAIBA que terá que pagar esse mesmo valor e, muito provavelmente com juros, então faça isso com muita prudência se não quiser se encolar.
Mesmo representando um certo alívio para aquela conta inesperada, um projeto de vida ou até mesmo suprir uma necessidade de momento, é extremamente crucial ter essa responsabilidade financeira na hora de contratar.
Para isso fale com o gerente do banco em que possui conta e conheça as possibilidades.
Caso o 14º salário saia do papel, quem terá direito ao abono?
Caso o Projeto de Lei (PL) finalmente saia do papel, todos os beneficiários que já recebem o 13º do INSS, anualmente, também terão direito ao abono extra.
Os critérios de pagamento do 14º salário seguirão os mesmos já aplicados pelo INSS. Assim, terão direito ao décimo quarto salário quem receber seguintes benefícios previdenciários:
- Aposentadorias;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão; e
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade.
Porém, conforme informações oficiais do próprio INSS, por ser um benefício assistencial, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) ficou fora do PL do 14º salário.
MAS ATENÇÃO! Todos esses dados são referentes ao PL 4.367/20, que não são definitivos até a aprovação final e assinatura pelo presidente da República, podendo passar por alterações.