Projeto do 14° salário dos aposentados pode estar bem próximo de acontecer; Fique por dentro do assunto e veja se terá direito
O tão esperado Projeto de Lei nº 4.367/20, que propõe o pagamento do décimo quarto para aposentados e pensionistas do INSS, ainda não tem previsões para ser aprovado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse pagamento seria concedido em caráter excepcional durante o período da pandemia do Corona-vírus, em 2020 a 2021. Porém, o projeto ainda está parado na Câmara dos Deputados, aguardando aprovação e assinatura pelo presidente da República.
Se aprovado, o décimo quarto salário seria destinado a todos os beneficiários que recebem o décimo terceiro salário do INSS, incluindo aqueles que receberam aposentadorias, auxílios-acidente, auxílios-doença, auxílios-reclusão, pensões por morte e subsídio-maternidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), não foi contemplado pelo PL do 14º salário.
Ainda no papel …
A discussão sobre o décimo quarto salário para segurados do INSS já vem sendo travada há três anos, mas ainda não foi aprovado o projeto de lei. Devido à demora, sindicalistas e ativistas fizeram uma audiência pública para cobrar o andamento do projeto em maio de 2022.
Porém, apesar das expectativas, ainda não há previsão de que o décimo quarto salário seja implementado em 2023.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Será encerrada em novembro”: Bradesco acaba de confirmar fechamento de agência popular e convoca substituto
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Encerramento: Santander decreta fechamento de agência gigantesca e comunicado é emitido às pressas
O pagamento seria feito da mesma forma que o 13º, diretamente na conta do beneficiário. No entanto, devido aos atrasos na análise do projeto de lei, os dados de pagamento ficam incertos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, é possível que o 14º benefício não seja pago no primeiro semestre de 2023, uma vez que o processo ainda não seguiu adiante na Câmara dos Deputados.
Qual é a novidade para os beneficiários do INSS?
Apesar de tudo, os beneficiários do INSS têm outra novidade: poderão ter até 15 linhas para contratação de empréstimo consignado. Essa opção é válida tanto para aposentados e pensionistas quanto para servidores públicos federais, estaduais e municipais. É uma forma de obter crédito com taxas menores e sem consultar ao SPC ou Serasa.