VERDADEIRO TERROR

Própria falência exigida: 3ª maior rede de pizzaria aclamada decreta fim e fechamento de 142 unidades em país

14/07/2024 às 19h20

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
3ª maior rede de pizzaria decreta falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira nesta matéria tudo sobre o encerramento das atividades da 3° maior rede de pizzaria amada por todos que decreta seu próprio fim e crava o fechamento de 142 unidades em país

Gerir um negócio, sem sombra de dúvidas, não é uma tarefa nada fácil, isso porque, diferentes fatores podem levar até mesmo um grande empreendimento ao fim. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o terror vivido pela 3° maior rede de pizzaria em um país que precisou declarar a sua própria falência. A seguir, confira mais detalhes sobre a situação dessa gigante que fechou 142 unidades e encerrou as atividades de vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Expresso’, em agosto de 2023, a Domino’s Pizza decretou pedido de falência em um país e fechou todas as suas 142 lojas. Para quem não sabe, a Rússia passou por um período de debandada de grande empresas logo após o início da guerra contra a Ucrânia.

As informações dão conta de que, a Domino’s Pizza decretou que fecharia todas as suas 142 lojas na Rússia, tornando-se uma das primeiras grandes redes de fast food ocidentais a sair do país desde que o McDonald’s e a Starbucks saíram há mais de um ano. Inclusive, a DP Eurasia, detentora da franquia, se pronunciou sobre a saída do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A DP Eurasia controla os direitos de franquia da marca Domino’s na Rússia, Turquia, Azerbaijão e Geórgia. Sendo assim, a detentora disse que seria feito um pedido de falência de sua unidade russa, isso devido às dificuldades vividas no país logo após o início da guerra.

Isso porque, se tornou mais caro para as empresas ocidentais venderem suas operações no país. Devido à retaliação do governo russo contra as políticas ocidentais, como meio de ‘punição’ a Rússia e Putin, pela guerra na Ucrânia. Na época, houve casos em que o governo chegou a assumir o controle dos ativos de empresas como a Carlsberg e da Danone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com o ambiente cada vez mais desafiador, a holding da DPRússia é obrigada a dar esse passo, o que acarretará no término do processo de venda da DPRússia e, inevitavelmente, a presença do grupo no país”, disse a DP Eurasia em comunicado.

A Domino’s era a 3° maior entregadora de pizzas da Rússia, com 142 lojas no local. Em dezembro, de 2022, a DP Eurasia disse que estava revisando sua presença no país e que as negociações para uma possível venda estavam em andamento. Até o momento não se sabe o impacto do fim das operações da empresa no país.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que a mesma segue em pleno funcionamento nos demais países, incluindo o nosso. Aliás, por aqui, ela é considerada uma das mais icônicas.

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

De acordo com informações do portal ‘Vem Pra Dome’, ambos os institutos visam a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa.

Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas. A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

Destaque
Domino's
falência
pizzaria

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.