EXCELENTE!
14º salário, 13º e lei com novo feriado: 3 vitórias aos CLTs em 2024
06/09/2024 às 17h36
Excelente notícia acaba de ser confirmada aos trabalhadores CLTs em 2024 com 13º salário antecipado, novo feriado e mais um benefício salvador
O ano de 2024 chegou chegando para milhares de trabalhadores brasileiros e repleto de novidades e boas notícias. E por falar nisso, dessa vez iremos tratar de nada menos que 3 vitórias excelentes aos CLTs, com 14º salário na conta, 13º antecipado e lei com novo feriado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
14º SALÁRIO NA CONTA
Sobre o 14º salário, é importante ter em mente que não é do benefício do INSS que estamos falando, mas sim, a respeito de outro pagamento. Acontece que a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, professora Roberta Barreto, confirmou o pagamento do Abono-Fundeb, também chamado de ’14º salário’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com ela, o valor será o mesmo do último salário, e cerca de 60 mil servidores efetivos devem ser contemplados. O anúncio da secretária se deu em dezembro de 2023, segundo o ‘Blog do Rafe Reis’.
“Com muita alegria, anuncio um benefício que será destinado para mais de 60 mil servidores que estão no chão da escola. Os docentes efetivos e da ativa, profissionais de apoio e dos setores administrativos vão receber um bônus especial em folha suplementar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A bonificação é resultado de um planejamento cuidadoso, dentro das métricas e realidade da maior secretaria do estado. São esforços persistentes para promover a qualidade e eficiência na gestão educacional.”, relatou a secretária.
13º SALÁRIO ANTECIPADO
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CNH gratuita: 5 passos infalíveis para ter documento sem gastar 1 real em 2025
● Alerta no Bolsa Família: Essa lista de beneficiários tem até o dia 30/12 para evitar corte no benefício
● Para desbloquear o teto máximo: 5 passos para se aposentar pelo INSS em 2025 ganhando mais de R$7 mil
Já no que se trata do 13º salário, a grande realidade é que a Prefeitura de Volta Redonda, RJ, antecipou para o dia (12) de junho o pagamento de metade do 13º salário para cerca de 11 mil servidores públicos. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), foi uma média de R$ 18 milhões referentes à primeira parcela.
O prefeito da cidade, Antonio Francisco Neto, disse que esta é a quarta vez consecutiva que o governo municipal antecipa o pagamento ao funcionalismo.
“Em 2021, quando retornamos à administração municipal, a primeira parcela foi paga em setembro; em 2022 antecipamos para julho, e no ano passado já conseguimos antecipar para junho, como estamos fazendo este ano. Mesmo com todas as dificuldades, com queda de receitas como a do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e outras, estamos conseguindo trabalhar para beneficiar cada vez mais nossos servidores”, disse.
De acordo com a legislação, o pagamento da segunda parcela do 13º salário pode ser realizado até o dia (20) de dezembro. Todavia, em Volta Redonda, o pagamento deve ser antecipado para o dia (15/12).
NOVO FERIADO
Por sua vez, no que se trata do novo feriado, também estamos se referindo a capital do Rio de Janeiro, segundo o jornal O DIA. Acontece que, Eduardo Paes (PSD) sancionou no dia (07/05), a Lei nº 8.134, de autoria da Prefeitura do Rio, decretando feriado municipal nos dias (18) e (19) de novembro de 2024, datas que a cidade vai sediar a Cúpula do G20.
Vale dizer que, o G20 se trata de um encontro entre os líderes dos 20 países mais ricos do mundo pela primeira vez presidido pelo Brasil. Na prática, o texto cria um “megaferiadão” que vai desde o feriado da Proclamação da República do dia (15) até o dia da Consciência Negra (20).
Todavia, alguns segmentos do mercado não foram contemplados pelo decreto e devem funcionar normalmente. Confira a lista:
- comércio de rua;
- bares e restaurantes;
- hotéis, hospedarias e pousadas;
- centros e galerias comerciais e shopping centers;
- estabelecimentos culturais como teatros, cinemas e bibliotecas;
- pontos turísticos;
- empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens, bem como empresas programadoras e de produção de televisão por assinatura;
- indústrias localizadas nas Zonas Norte e Oeste
- padarias; e
- estabelecimentos que desenvolvam as atividades através de trabalho remoto.
Lula vai pagar o 14º salário do INSS?
O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que o pagamento é de difícil concretização pela falta de orçamento. “O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil.”, disse ele, em entrevista ao jornal O Globo.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]