Após o Governo Federal derrubar ideia que já havia sido proposta, surgiu um novo possível Projeto de Lei em andamento
Apesar de parecer um sonho distante, o possível pagamento do 14º salário continua sendo discutido. Se fosse aprovado, de fato, o benefício poderá ser incluído no catálogo do INSS.
Desde 2020, quando o país vivenciou o auge da pandemia do coronavírus, o assunto entrou em pauta. O pagamento, até então, teria foco central nos grupos de aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, na época, nada foi oficialmente decidido, apesar de o tema ter entrado em destaque na política. A expectativa era de que, ainda este ano, surgissem informações atualizadas.
Em março, Carlos Lupi, o ministro da Previdência Social, comentou sobre o assunto. Segundo o integrante do Governo Lula, existe uma alta demanda social, o que acaba tornando difícil que se concretize, pelo menos por enquanto.
“Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, disse em entrevista ao jornal O Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o Serasa Experience, aconteceram 2 novas viradas. Isso porque já tramita um novo projeto no Congresso, desta vez, apontando para quem poderia ter direito ao 14º salário. O texto incluiu aposentados de todos os tipos, seja por invalidez ou idade.
Outro ponto seria o valor do pagamento. Inicialmente, a sugestão é de um salário já equivalente aos que são pagos pelo INSS, mas deverão acontecer novos ajustes durante o andamento. As próximas etapas envolvem votações, entre outras coisas, para seguir em frente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornal da Globo confirma presentão de 2 listas de idosos 60+ no INSS para salvar aposentados já neste 1º bimestre
● Trabalhadores em êxtase: 2 passos simples para CLTs entre 40 e 50 anos se aposentarem hoje(10) no INSS
● 14º salário do INSS será pago em 2025? Decisão final chega voando aos idosos 60+ e traz alerta máximo
Afinal, o que aconteceu?
- Em 2020, durante a pandemia, o Poder Público estudou incluir o 14º salário nos benefícios do INSS;
- No entanto, o antigo Projeto de Lei acabou sendo derrubado. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ressaltou que o benefício ainda não cabia nas contas do Governo Federal;
- Agora, no 2º semestre, o Serasa Experience expôs que já existe um outro texto sobre o tema em andamento.
Conclusão
Segundo Carlos Lupi, no atual momento, o objetivo principal é diminuir a fila do INSS. “Meu desafio são as perícias médicas. Só no Nordeste são 661 mil na fila, 50% da nossa fila. Na fila do BPC, tem 473 mil, e do auxílio-doença, 574 mil”, disse ao jornal O Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE