Lei sancionada permite que uma lista de trabalhadores recebam o 14º salário ainda em 2023
Enquanto o tão aguardado 14º salário não sai do papel para a alegria de milhares de aposentados e pensionistas do INSS, alguns trabalhadores de determinada região brasileira estão comemorando a chegada do abono.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, parece mentira, mas esse pagamento tão aguardado já é realidade a servidores das 50 escolas públicas do Piauí.
Governo do Piauí irá premiar professores e alunos que se destacaram neste ano de 2023 (Foto Reprodução/Internet)De acordo com o portal O Dia, o Governo do Piauí vai premiar em dinheiro servidores e alunos das 50 melhores escolas públicas de ensino Médio do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto os servidores terão um prêmio de até um 14º salário, os estudantes de notas mais altas vão receber até um salário-mínimo.
Lei sancionada
A lei que concede o benefício a esses profissionais e alunos foi sancionada pelo Governador Rafael Fonteles, no dia 25 de setembro de 2023, no hangar do Governo do Estado, no Aeroporto de Teresina, antes dele embarcar para Brasília (DF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rafael, à época, estava acompanhado do secretário da Educação, Washington Bandeira.
Quem será beneficiado com o pagamento?
Serão premiadas as escolas com os 50 melhores desempenhos de acordo com o:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
- Idepi (Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí),
- Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
- Olimpíadas Nacionais de Conhecimento das Escolas Públicas
Estima se que uma escola de cada um dos 12 territórios do desenvolvimento será beneficiada.
Fora isso todo o corpo funcional dos colégios incluindo:
- Profissionais
- Diretor
- Coordenadores
- Professores
- Funcionários do setor administrativo que estejam em exercício
Estão na lista da premiação no valor correspondente até uma remuneração mensal desses servidores.
No caso dos alunos, cada estudante do 3º ano do ensino Médio que tenha participado das provas Saeb e Saepi das 50 escolas com maiores Ideb e Idepi será premiado com o valor correspondente ao salário mínimo, que hoje é de R$ 1.320,00.
O Secretário, Washington Bandeira, declarou que a mesma premiação vale para os estudantes com as 50 melhores notas do Enem, de toda a rede, e também aqueles que conquistarem medalha de ouro nas Olimpíadas Nacionais de Conhecimento.
Ele ainda fez questão de destacar que a premiação é uma maneira de valorizar por mérito todo o esforço empenhado por todos em prol da educação:
“É uma valorização pelo mérito, e, ao mesmo tempo, um incentivo, um estímulo para que os nossos alunos e alunas se dediquem cada vez mais aos estudos e às escolas para que tenham uma gestão pedagógica e administrativa cada vez melhor, buscando sempre a excelência”