O aguardado 14° salário está perto de virar realidade no Brasil
Há algum tempo muito se tem falado sobre um 14° salário, o dinheiro extra ajudaria milhões de brasileiros e movimentaria a roda da economia.
Atualmente os cidadãos brasileiros têm direito ao 13° salário, mas o 14° está mais perto de virar uma realidade do que nunca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia de lançar o um novo salário teve inicio durante a pandemia, isso porque o Governo Bolsonaro antecipou o 13°, visando ajudar as famílias brasileiras.
No mesmo período foi especulado que também fosse pago um 14° salário, contudo, o novo valor seria destinado exclusivamente para aposentados e pensionistas, segundo o Projeto de Lei (PL), de autoria do ex-deputado Pompeo de Mattos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o Ministério da Cidadania informou que cerca de 31 milhões de brasileiros poderiam receber a parcela extra, caso seja aprovada.
Perto de virar realidade a qualquer momento, o 14° salário está na Câmara dos Deputados desde 2020. Nos passos seguintes, o projeto ainda precisará ser aprovado em votação pelo plenário da Câmara.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social, nenhuma data de pagamento foi definida e descartou rapidez no processo de aprovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que dificulta o pagamento do 14° salário é o impacto que o mesmo causaria nas contas públicas: “O 14º salário é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos.”
“Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta“, alegou Carlos Lupi.
13° SALÁRIO DO INSS SERÁ ANTECIPADO?
O Governo Lula reajustou o salário mínimo no último mês, o valor saltou de R$ 1.302 para 1.320 reais.
Após a atualização nos valores, o calendário INSS 2023 foi atualizado e o décimo terceiro dos aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS será antecipado.