O 14º salário do INSS ainda depende de uma série de votações para passar a valer a sanção do presidente Lula
Muitos brasileiros ainda esperam pelo pagamento do 14º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para 2024. Esse valor poderia impactar positivamente a vida de aposentados e pensionistas, mas a realidade deste benefício em pleno Governo Lula pode ser outra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por enquanto, existe o PL 4367/2020 que fala sobre o pagamento do 14º salário do INSS. Esse pagamento tem como objetivo ajudar aposentados e pensionistas a se reerguerem após as dificuldades da pandemia.
O deputado Pompeo de Mattos (PDT) promoveu o Projeto de Lei com a missão de reverter os efeitos na economia causados pela Covid-19. Essa votação, no entanto, ainda não aconteceu, portanto o pagamento não deve ocorrer agora em dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) retirou a proposta da pauta e encaminhou o texto para uma Comissão Especial, o que acabou reiniciando todo o processo.
Em março, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse ao jornal O Globo que o 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS é de difícil execução, por conta do peso orçamentário.
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, declarou o ministro do Governo Lula.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUITAS VOTAÇÕES
Atualmente, o projeto depende de votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O deputado Tiago Mitraud solicitou que haja mais duas comissões para a análise do projeto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que o projeto ainda depende de uma série de votações e burocracias até, talvez, receber a sanção do presidente Lula (PT).
ONDE FICA A SEDE DO INSS?
A sede do órgão da Previdência Social fica em Brasília.