Comunicado do INSS traz real sobre o pagamento do 14º salário em janeiro de 2025 e você precisa saber agora mesmo; confira os detalhes
O aguardado desfecho sobre o 14º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos assuntos mais comentados pelos aposentados. Todavia, após meses de expectativas e discussões, a decisão oficial para 2024 chega com implicações significativas.
14º salário do INSS
A proposta, que chega para aliviar a pressão financeira de milhões de beneficiários, ainda lida com sérios desafios para sua aprovação definitiva, alimentando expectativas e dúvidas a respeito da viabilidade e implementação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na prática, o Projeto de Lei 4367/2020, possui o intuito de liberar uma espécie de 14° salário, beneficiando os aposentados e pensionistas do INSS. O PL, aliás, está sendo analisado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Assim, para esclarecer de uma vez por todas a situação, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações do portal oficial do Governo Federal, o GOV, expõe maiores detalhes a respeito do assunto.
Comunicado do INSS
Em suma, o INSS esclarece que são falsas as informações sobre o pagamento de 14º salário ou folha extra de 13º salário. Ademais, a informação veio à tona em um post do dia (08) de novembro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O INSS explica que não há nenhuma previsão legal para esse tipo de pagamento e orienta cautela ao clicar em links com informações sobre o abono de Natal, ou suposta lista de beneficiários.”, esclarece o Governo Federal.
Veredito final
Além disso, em um comunicado ainda mais recente do Governo Federal, sendo esse do dia (25) de dezembro, a fonte faz uma nova ressalva sobre o benefício e nega o pagamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O INSS ressalta que não há previsão de pagamento de “14º salário” ou “folha extra de 13º salário”, como circula em redes sociais e plataformas de vídeo e mensagem. Essas informações não são verdadeiras.”, enfatiza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que possuem direito ao montante, não devem esperar que o pagamento ocorra até que o Governo bata o martelo e defina isso.
Considerações finais
- Proposta de criação do 14º salário está em análise no Senado;
- Não há previsão legal para o pagamento do 14º salário ou folha extra de 13º salário;
- Ademais, o Governo Federal alertou sobre boatos e desinformações sobre o benefício;
- O 14º salário não será pago até uma decisão oficial do governo;
- Beneficiários devem desconfiar de notícias falsas sobre o tema.
Veja mais notícias sobre o 14º salário do INSS CLICANDO AQUI.
Quem teria direito ao 14º salário?
Caso o projeto de lei do 14º salário acabe sendo aprovado, o benefício traria um alívio financeiro para milhões de segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Ele seria destinado aos seguintes grupos:
- Aposentados por idade;
- Aposentados por tempo de contribuição;
- Aposentados por invalidez;
- Pensionistas;
- Beneficiários de auxílio-doença;
- Beneficiários de auxílio-acidente.