Verdade sobre o 14º salário cai como uma verdadeira bomba no colo de aposentados e pensionistas
Se tem um assunto que martela a mente da maioria dos brasileiros é o tão aguardado 14º salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, a pergunta que não quer calar é “Será que o abono irá finalmente sair do papel em 2024?”.
Apenas para contextualizar, o 14º está previsto pelo Projeto de Lei nº 4.367/20, cuja proposta é executar o pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS, com intuito de auxiliar com as contas de fim de ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o mesmo ainda SEGUE PARADO NO SENADO, aguardando a aprovação.
Mas uma notícia confirmada cai como uma verdadeira bomba no colo de milhares de segurados do INSS nesta sexta-feira (15).
Apesar da espera …
Isso porque apesar de, em suma, o abono ser destinado a todos s aposentados, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), não deve ser contemplado pelo projeto de lei.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso, mesmo diante dessa espera mais que interminável, ainda NÃO HÁ NENHUMA ESTIMATIVA para a realização do pagamento.
Conforme dito acima, o avanço da proposta ainda segue em tramitação e está sujeito à aprovação de uma legislação específica.
Qual é real situação do 14º salário do INSS?
Para piorar ainda mais a ansiedade, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou em entrevista concedida com exclusividade ao jornal O GLOBO, publicada, no dia 06 de março de 2023, que o 14º salários para segurados do INSS é de difícil execução.
Isso por conta do peso orçamentário: “O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta“.
Sendo assim, o que nos resta é aguardar para o próximo ano de 2024 e acompanhar as notícias para ver se o projeto anda.