Excelente!

14º salário do INSS: Real sobre pagamento ainda em 2024 acaba de ser confirmada

10/11/2024 às 23h18

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
14º salário do INSS: Real sobre pagamento em 2024 - Foto: Internet

O benefício do INSS é um dos mais esperados por milhões de aposentados da autarquia do Governo Federal; confira os detalhes

Responsável pela gestão da seguridade social do Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal de grande importância. Afinal, tudo o que diz respeito às aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários, entre outros, passam pelo órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar no órgão, um assunto que tem rendido assunto de sobra nos últimos anos envolvendo a organização pública, sem dúvidas, se trata de nada menos que o 14º salário. Dessa vez, aliás, iremos tratar do anúncio a respeito do benefício.

Em suma, o time de especialistas em benefícios do INSS, a partir de apurações no portal FDR e outros veículos de informação, traz à tona a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Real do pagamento

Vale dizer que, muitos brasileiros estão comemorando o ’14º salário dos aposentados’ do INSS nas redes sociais. Todavia, é essencial prestar muita atenção na informação, visto que a mesma é falsa!

3 alertas decisivos sobre o 14º salário do INSS chegam a aposentados em outubro - Foto: Internet
14º salário do INSS – Foto: Internet

A grande realidade é que, o Governo Federal não está promovendo nenhum pagamento para o suposto benefício. Mas, ao que parece, houve uma confusão com um novo pagamento e deixou os aposentados sem entender muita coisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confusão com o 13º salário

Em síntese, o pagamento do 13º salário já teve a liberação para a maioria dos aposentados. Mas, os segurados que conquistaram o direito de receber o benefício a partir de junho, devem receber o abono salarial em uma parcela única até o dia (06) de dezembro.

  • Por meio das redes sociais, um vídeo do ex-deputado federal Delegado Antônio Furtado (União Brasil), gravado em 2022, viralizou;
  • Na gravação, o ex-parlamentar defende um projeto para a criação de um pagamento adicional aos aposentados e pensionistas;
  • Todavia, o projeto nunca teve sua aprovação no Congresso Nacional;
  • Além disso, ele ainda aguarda a formação de uma comissão para ser analisada na Câmara dos Deputados.

Por meio de um comunicado da agência Checagem de Fatos, o INSS disse que ‘não há qualquer previsão, nem oficial, nem legislativa, para o pagamento de um 14º salário para aposentados e pensionistas’.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a autarquia ainda ressalta que, as alegações veiculadas nas redes sociais são falsas e não condizem com a realidade do sistema de seguridade social do Brasil.

Considerações finais

Viralizou nas redes sociais a falsa informação de que os aposentados e pensionistas do INSS receberiam um 14º salário. Essa ideia surgiu após um vídeo antigo do ex-deputado Antônio Furtado, que defendia a criação desse benefício, mas o projeto nunca foi aprovado no Congresso. O INSS esclareceu que não há previsão para o pagamento de um 14º salário, e o que está sendo pago é o 13º salário, com parcelas únicas até 6 de dezembro para os segurados que conquistaram o benefício a partir de junho de 2024.

Lula vai pagar o 14º salário?

E falando em 14º salário, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, nomeado por Lula, deu um parecer sobre o assunto. Segundo uma entrevista ao jornal O GLOBO em 2023, ele disse que o 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS é de difícil execução, pelo peso orçamentário.

“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, disse.

14º Salário
14º salário inss
Calendário INSS
Destaque
INSS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.