Verdade sobre pagamento do 14° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirma em veredito se pagamento cai ou não a aposentados
Algumas notícias sobre o pagamento do 14° salário do INSS estão circulando e confundidos segurados. Afinal, todos querem saber a real desse pagamento extra.
Sendo assim, o time de especialistas em Previdência do TV Foco, a partir e informações reunidas no portal do Senado, desvenda agora a verdade para você.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VEREDITO FINAL CONFIRMA
Já adiantamos, que não há, no momento nenhuma proposta legislativa com essa finalidade em andamento no Senado Federal. Sendo assim, a informação de pagamento é falsa.
Mas, tem um motivo para estar circulando até hoje. Em 2020, o projeto de lei, o PL 3.657/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), tinha o objetivo de conceder um abono para os segurados e dependentes da Previdência Social.
Contudo, esse projeto não foi votado e sendo assim, em maio do ano passado foi considerado prejudicado e arquivado, por não ter sido aprovado até o final da legislatura (2019 – 2023). Portanto, não está mais em análise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A VERDADE SOBRE PAGAMENTO DO 14° SALÁRIO DO INSS
- Estava circulando que o INSS iria pagar um 14° salário para segurados, mas, notícia é falsa;
- Febre em 2020 por conta de proposta, ela ganha força todo ano;
- Dessa maneira, o site do Senado sempre entra em ação para desmentir;
- O que existe é uma proposta similar, mas, ela não está aprovada.
NOVA PROPOSTA
Além disso, hoje existe uma proposta na Câmara dos Deputados,que é o PL 4367/2020, que lembra a proposta que foi arquivada. Mas ela ainda não foi aprovada, ou seja, ainda não vale como lei.
Mas, ela pode entrar em vigor se for aceita. Caso isso aconteça, todos os segurados serão devidamente comunicados. Enquanto isso, esse pagamento do INSS não existe.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÕES FINAIS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notícias apontavam que o INSS iria pagar um 14° salário para os seus segurados. Mas, a notícia não é verídica, já que não existe nenhuma lei aprovada que exija esse pagamento.
QUANDO CAIU O 13° SALÁRIO?
Adiantado pelo Governo Federal, ele caiu entre so meses de abril e maio. Dessa maneira, se você não teve acesso, é necessário entrar em contato com o INSS e entender o motivo.
Nos meses de novembro e dezembro, vão cair os pagamentos dos trabalhadores de carteira assinada.
Pagamento do INSS também iriam cair apenas no segundo semestre, mas, graças a decisão do governo, caiu antes. Sendo assim, aposentados tiveram acesso aos pagamentos e já até usaram.
O foco era movimentar a economia com os pagamentos e por conta disso, a antecipação.