Notícia sobre o 14° salário do INSS
A pandemia da Covid-19 gerou uma enorme preocupação em todo o mundo. Na época, uma das situações mais perturbadoras aconteceu em relação à situação das pessoas que não podiam sair de suas casas para trabalhar. Diante disso, o 14° salário do INSS, por exemplo, chegou a ser cogitado.
Isso porque no ano de 2020, o deputado Pompeo Mattos (PDT) propôs o Projeto de Lei 4.367/2020, cujo intuito era conceder um 14º salário aos beneficiários do INSS, que dependem exclusivamente da aposentadoria ou dos auxílios governamentais para sobreviver.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perto de completar três anos desde a primeira apresentação do projeto de lei, os aposentados e pensionistas ainda aguardam uma posição do governo. Segundo informações do portal FDR, a proposta chegou a avançar na Câmara dos Deputados, mas em junho de 2022 a proposta voltou para estaca zero.
Isso porque, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) retirou a proposta de pauta para votação, e designou o texto para aprovação de uma Comissão Especial. Desde então, o 14º salário do INSS ficou estagnado. Segundo informações do portal, dificilmente Lula vai liberar o pagamento.
Isso porque, seria preciso encontrar espaço no orçamento capaz de beneficiar todos aqueles que tiveram o 13º antecipado nos anos de 2020 e 2021. Apesar de ser um sonho para muitas pessoas, ainda é uma realidade muito distante para os aposentados e pensionistas e resta apenas esperar.
Qual seria o valor pago?
- O aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor igual a um salário mínimo deve receber um 14° salário equivalente a um salário mínimo.
- O aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor superior a um salário mínimo deve receber um 14° salário equivalente a um salário mínimo somado a uma parcela proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, estimado em R$ 7.087,22.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE