14º salário é confirmado na Câmara a milhares em 2024
Antes de mais nada, é muito importante explicar que o tão aguardado 14º salário, que foi proposto através do Projeto de Lei n.º 4.367 de 2020, é um benefício destinado a aposentados e pensionistas do INSS.
Assim, ao ser anunciado, este benefício propunha o pagamento de um salário extra por ano, durante o período da pandemia do Coronavírus, em 2020 e 2021, além do décimo terceiro. Contudo, em pleno 2024, o décimo quarto segue sendo apenas um projeto de lei, que, até então, continua sem nenhuma expectativa de que seja aprovado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, existem determinados estados brasileiros que estão contando com o abono e, nesta quinta-feira (2), vocês saberão tudo sobre o 14º salário que foi confirmado na Câmara e cai como grande vitória a milhares em 2024.
Segundo o Jornal Extra, foi sancionado o projeto de lei que autoriza o Executivo de Alagoas a pagar o 14° salário aos funcionários da Educação. A autorização foi publicada em edição extra do Diário Oficial em fevereiro deste ano.
Segundo a publicação, aqueles que serão contemplados a bonificação receberão o equivalente a 50% do valor pago do repasse do 13° salário, em 2023. Entre os beneficiários, são os servidores, comissionado e contratados em efetivo exercício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto de lei foi enviado para Assembleia Legislativa no final de dezembro do ano passado, quando o governador também sancionou o novo Plano de Cargos e Carreiras do Magistério e assinou as leis sobre a gratificação de difícil acesso, bem como o auxílio-alimentação. Diante disso, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Sílvio Camelo, agradeceu aos deputados pela aprovação rápida do projeto, destacando o trabalho conjunto para que isso fosse possível.
Além disso, Camelo informou que o governo está em condições de efetuar o pagamento da bonificação ainda neste mês, seja na folha de pagamento regular ou em uma folha suplementar: “Demos toda a celeridade necessária, e o projeto foi aprovado rapidamente no plenário. Quero agradecer a todos os deputados pelo esforço conjunto”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, para quem recebe um salário mínimo, o valor do abono será igual ao do salário atual. Quem recebe mais que um salário mínimo, terá direito à referida quantia mais o acréscimo proporcional, porém limitado a um teto de até dois salários mínimos vigentes no ano de pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito a receber o décimo quarto salário do INSS?
Caso venha a ser aprovado no futuro, os aposentados, pensionistas do INSS e os beneficiados com o auxílio-acidente, auxílio-reclusão, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte serão beneficiados.