Nova lista de trabalhadores e idosos tem pagamento confirmado de 14º salário no dia 15
O 14º salário pode chegar como uma verdadeira alegria aos CLT e os idosos que tiveram trabalho em determinado ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o 14º salário em si, como por exemplo o 13º ainda não existe, mas, os brasileiros podem se contentar com o pagamento do Abono Salarial, mais conhecido como PIS.
Segundo O Globo, PIS/Pasep 2024 (ano-base 2022) será pago a partir da quarta-feira, dia 15 de maio, para quem nasceu em maio e junho. O valor corresponde até um salário mínimo (R$ 1.412).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim fica o pagamento do PIS/Pasep esse ano:
- Nascidos em maio – 15 de maio
- Nascidos em junho – 15 de maio
- Nascidos em julho – 17 de junho
- Nascidos em agosto – 17 de junho
- Nascidos em setembro – 15 de julho
- Nascidos em outubro – 15 de julho
- Nascidos em novembro – 15 de agosto
- Nascidos em dezembro – 15 de agosto
O depósito do PIS, pago aos trabalhadores vinculados ao Programa de Integração Social, é feito pela Caixa Econômica Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Caixa depositará o dinheiro na conta corrente ou poupança, para quem é cliente do banco, ou na conta digital, para quem não é.
Para os CLT que já tem conta na Caixa, os créditos são realizados nas contas existentes e os valores podem ser movimentados com o cartão da conta, pelo internet banking ou pelo aplicativo do banco.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, os idosos que também trabalharam no ano vigente a esse pagamento do Abono Pis/Pasep podem comemorar também.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os idosos têm direito ao PIS/PASEP por meio de duas modalidades de saque, as cotas do Fundo PIS/PASEP e o Abono Salarial do PIS/PASEP.
As cotas do Fundo PIS/PASEP são compostas pelo dinheiro depositado pelo empregador aos trabalhadores que possuíram carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e chegam aos CLT.
Para ter acesso a esse dinheiro, os idosos precisam ter mais de 65 anos (homens) ou 62 anos (mulheres).
O QUE É CLT?
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é o conjunto de leis que regulamenta as relações trabalhistas no Brasil. Criada em 1943, ela estabelece direitos e deveres dos empregadores e trabalhadores, abrangendo temas como salário mínimo, jornada de trabalho, férias, 13º salário, entre outros.