O abono está sendo pago nos grandes bancos e nova lei chegou para os beneficiários fazerem a festa
Se tem um assunto que virou notícia nos últimos tempos e tem causado um grande alvoroço, se trata do pagamento do 14º salário. O benefício, vale destacar, é alvo de um projeto de lei de 2020, durante a pandemia da Covid-19.
O grande objetivo do pagamento proposto pelo Deputado Pompeo de Mattos a milhões de brasileiros, se trata da necessidade de suprir as perdas financeiras ocasionadas pela enfermidade que devastou o mundo inteiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no abono, alguns bancos estão liberando o 14º salário do INSS antecipadamente aos aposentados e pensionistas. Mas, apesar de ser uma oferta tentadora, os beneficiários precisam estar em alerta, já que o abono se trata de um empréstimo e muitos não conhecem esse detalhe.
As informações são do portal ‘Correio de Minas’, que ainda destaca que esse empréstimo possui uma taxa de juros elevadíssima, podendo causar o endividamento dos aposentados e pensionistas.
É importante levar em consideração que, os aposentados e pensionistas do INSS pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado, graças uma nova lei que entrou em vigor. Acontece que o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou o novo limite de juros de 1,76% ao mês para essas operações.
O novo teto é 0,04 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,80% mensais. O nível vigorava desde dezembro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito ao 14º salário INSS?
Se houver aprovação do projeto de lei do 14 salário INSS, não serão apenas os aposentados e pensionistas que irão ter direito ao pagamento adicional. Assim, caso preencham os critérios exigidos, terão direito de receber esse abono os Aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão.
Dessa forma, caso seja de fato aprovado, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) não terá direito ao décimo quarto salário.