Após anos de espera, o ministro da Previdência Social faz comunicado importante sobre o 14º salário do INSS
O recente comunicado oficial emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciando a possibilidade de um 14º salário para aposentados e pensionistas causou um impacto significativo. A notícia, recebida como uma bomba, trouxe à tona uma série de expectativas e preocupações entre os beneficiários.
Em meio a essa atmosfera de incerteza, três avisos cruciais foram destacados, visando informar os beneficiários sobre os próximos passos e esclarecer eventuais dúvidas em relação a essa medida extraordinária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta do 14º salário tem como objetivo garantir um abono anual extra aos aposentados e pensionistas do regime de previdência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O projeto propõe pagamento correspondente a um salário mínimo . O valor, no entanto, pode sofrer variações a depender da quantia que cada beneficiário recebe do INSS. Para fazer o cálculo, basta dividir o valor do salário base pelos meses do ano em que se recebeu o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o INSS confirma que ainda não há previsão de pagamento do 14º salário para aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios do instituto, e que o andamento da proposta depende de aprovação de lei.
Quais passos faltam para a aprovação?
- Ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça
- Depois, seguirá para análise do Senado
- E somente se for aprovado, será encaminhado para sanção presidencial.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, comunicou o motivo pelo qual o 14º salário não saiu ainda.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, afirmou em entrevista ao jornal O GLOBO.
O PL 4367/2020 pretendia criar, de forma excepcional, para os anos de 2020 e 2021, um abono anual (14º salário) em favor dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, na forma estabelecida nesta lei. O projeto foi deferido, mas segue sendo uma das principais demandas dos aposentados.
O 14º salário sai em 2024?
O INSS confirma que ainda não há previsão de pagamento do 14º salário para aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios do instituto, e que o andamento da proposta depende de aprovação de lei.