Notícia acaba de chegar envolvendo o benefício mais esperado por milhões de brasileiros
É fato dizer que já faz um bom tempo que os segurados do INSS contam nos dedos e aguardam ansiosamente pelo pagamento do 14º salário. Diante tantas expectativas, a notícia é sempre a mesma: o benefício parece que vai sair, gera empolgação e no fim das contas, o pagamento não acontece!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, diante tantas notícias sobre o benefício, os segurados chegam a ficar sem entender o que de fato está acontecendo. Certo ou não de que o dinheiro vai cair na conta, os ânimos seguem a flor da pele para sacar o valor extra.
Todavia, em meio a tantas incertezas da possibilidade de pagamento do 14° salário, uma lista entrega 5 tipos de segurados que poderão receber o montante quando o mesmo for aprovado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem receberá o 14° salário?
De acordo com a determinação do Projeto de Lei de 2020, todos os segurados que recebem algum dos seguintes benefícios listados abaixo terá direito a receber o pagamento todos os anos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
Por sua vez, no caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mesmo que seja pago pelo INSS, ele se trata de um programa social, logo, não paga 13º salário e consequentemente, não fará o pagamento do 14º salário também.
DECLARAÇÃO DO GOVERNO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, que foi nomeado por Lula, deu um parecer a respeito do pagamento do mais esperado benefício de 2023. Segundo o que foi publicado pelo Jornal JF, ele disse que o pagamento neste ano certamente não ocorrerá, devido à falta de orçamento.
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta”, declarou ele.
Assim sendo, a grande expectativa agora se concentra na aprovação final do benefício e pagamento em meados de 2024.