TÁ NA CONTA!
14º salário: Lei de Ministério traz saque à lista de trabalhadores
12/09/2024 às 4h00
14º salário é repassado a lista de trabalhadores neste ano de 2024 e liberação se deu graças à uma canetada de Ministério em meio ao novo mandato do Governo Lula
Ainda em fevereiro deste ano de 2024, uma lista formada por trabalhadores do setor da saúde foram contemplados com a liberação do 14º salário graças a uma canetada do Ministério da Saúde e valores chegaram como grande vitória, afinal valores extras salvam qualquer orçamento não é mesmo?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Assecom PMSD, o pagamento foi feito junto com o salário de janeiro deste ano, cujo qual foi liberado logo no inicio de fevereiro. Na ocasião a Prefeitura de Sidrolândia, município do Mato Grosso do Sul, informou que pagaria cerca de R$ 178 mil de incentivo financeiro repassado ao ministério para premiar os agentes de saúde que cumpriram as metas de trabalho.
Foram depositados cerca de R$ 2.440,00 a mais na conta dos servidores, até por isso foi considerado como um 14º salário do ano. Foram beneficiados 61 (ACS) Agentes Comunitários de Saúde e 32 (ACE) Agentes de Combate de Endemias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo conforme a lei
Todos esses 93 servidores receberão o incentivo financeiro previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PAB) porque cumpriram as metas fixadas na portaria 01/2019:
- Fizeram o acompanhamento mensal por meio de visitas domiciliares de no mínimo 85% dos grupos prioritários, crianças menores de dois anos, gestantes, idosos, pacientes acamados, hipertensos, Diabéticos Mellitus, hanseníase e tuberculose;
- Realizaram o cadastro e inseriram os dados no sistema de informação de 100% da população residente na sua área de atuação. Mensalmente visitaram no mínimo 85% dos domicílios cadastrados; inseriram no sistema de informação 100 % das visitas domiciliares realizadas.
Flávio Olindo, um dos agentes beneficiados pela medida, informou que o recebimento do incentivo financeiro é uma verdadeira conquista da categoria e os motiva ainda mais em fazer o trabalho, cujo qual é importante para conscientizar a população da importância de adotar medidas de prevenção para evitar doenças como a dengue.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Elaine de Brito, o 14⁰ salário premia o trabalho dos agentes, que é ainda mais estratégico neste período de chuva, quando é maior a incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue ,zika vírus e chikungnya).
Como fazer o 14º salário render?
Apesar do abono ter sido pago em fevereiro, como mencionamos, quem conseguiu economizar uma boa parte dele ainda pode se beneficiar com alguns extras. Isso porque existem opções de investimento para transformar esse ganho extra em mais retorno a médio prazo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei da CNH com isenção aos idosos 60+ chega em 2024 em apenas 2 passos simples
● Detran em alerta: Nova lei da CNH crava 2 proibições para motoristas 60+ em 2025
● Canetada histórica de Lula: Nova lei do cartão de crédito em vigor hoje (21/11) salva CLTs em 2024
De acordo com o E-Investidor, esses trabalhadores podem aplicar o valor restante em:
1- Títulos do Tesouro: uma renda fixa na qual o investidor empresta seu dinheiro ao governo federal em troca de rendimentos futuros baseados em taxa de juros, representam uma forma segura de dobrar o 14º salário.
2-CDB e LC: Tirando as opções de empréstimo à União, os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e as Letras de Câmbio (LC), títulos emitidos bancos e instituições financeiras, são uma boa forma de aplicar na renda fixa e conseguir mais um rendimento.
3- LCI e LCA: A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são parecidas com os CDBs, uma vez que elas consistem em um empréstimo para uma instituição financeira.
Caso o trabalhador queira investir na opção de LCA ou LCI, que não tem incidência de Imposto de Renda (IR), pode chegar a uma rentabilidade de 93% e 93,50%
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.