Milhares de brasileiros podem pular de alegria com a excelente notícia de pagamento do abono
Nos últimos tempos, se tem um assunto que tem rendido assunto de sobra se trata do pagamento do 14º salário. Para quem não sabe, a chegada do benefício foi sondada em um Projeto de Lei de 2020, durante a pandemia da Covid-19.
Vale lembrar que, o grande objetivo do pagamento proposto pelo Deputado Pompeo de Mattos a milhões de brasileiros, foi a necessidade de suprir as perdas financeiras ocasionadas pela pandemia que devastou o mundo e ceifou milhões de vidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, enquanto o pagamento do 14° salário ainda não passa de um projeto, alguns CPFs tem sido contemplados com o dinheiro na conta. Acontece que o melhor pagamento da década foi garantido a milhares, além do desfecho em 2024.
Acontece que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Educação, Antoine Lousao, lançaram em 2022 o Acordo de Resultados de Aprendizagem, com o simples e claro objetivo de metas até 2024.
O projeto deu certo e, em meados de 2023, a prefeitura do RJ realizou o pagamento do benefício que chega a ser considerado como o 14º salário. A iniciativa foi implantada nas duas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, mas ficou suspensa entre 2017 e 2020. O programa voltou a vigorar, no Rio, em 2021.
“ATENÇÃO, SERVIDORES: o 14º salário vem! O pagamento do Acordo de Resultados será efetuado no dia 27/10. Seguindo os moldes das empresas privadas, os órgãos municipais serão bonificados pelo cumprimento de metas de 2022. Se é bom pro servidor, é bom pro carioca e é bom pro Rio.”, compartilhou a prefeitura em um post no Twitter.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Lula e Haddad traz +1 aumento com o salário mínimo em 2025 que cai como presente a idosos 60+
● Haddad ciente: Novo salário mínimo atinge 2 listas de CPFs com taxa devastadora para trabalhadores em 2025
● Salário mínimo de R$2512 e feriado prolongado dia 20/01: 2 vitórias são garantidas à lista de CLTs em 2025
Mas, para o ano de 2024, o desfecho é que até o momento não existe uma definição da prefeitura do Rio de Janeiro se o benefício pode se repetir ou não. A expectativa é que não, visto que o ’14º salário’ se tratou de um projeto extraordinário e o atual período é de eleições municipais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o decreto do chefão do INSS sobre o 14º salário?
O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, que foi nomeado por Lula, deu um parecer sobre o assunto. Segundo o que foi publicado pelo Jornal JF, ele afirmou que o pagamento em 2023 certamente não será pago, por conta da falta de orçamento.
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta”, disse ele.