O novo valor do 14º salário do INSS foi confirmado e caiu como um presente aos aposentados e pensionistas
Sem sombra de dúvidas, um dos assuntos que mais tem dado o que falar quando se trata de benefícios a receber, tem sido o aguardadíssimo 14º salário do INSS. E por falar nele, há um novo valor do abono para quem está na lista do INSS e atualização em fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a chegada do benefício foi sondada em um Projeto de Lei de 2020, durante a pandemia da Covid-19. O intuito do abono proposto pelo Deputado Pompeo de Mattos a milhões de brasileiros, se trata da necessidade de suprir as perdas financeiras ocasionadas pelo vírus que ceifou milhões de vidas no mundo inteiro.
A proposta de pagamento do benefício é que seja pago o valor correspondente a 1 salário mínimo, mas, existem variações que podem acontecer a depender da quantia que cada beneficiário do INSS recebe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, com o reajuste do salário mínimo em 2024, o valor pago aos aposentados e pensionistas que estão na lista do INSS para receber o benefício seria R$ 1.412,00 (atual salário mínimo).
Apesar das especulações, a grande realidade para fevereiro de 2024 é que o Projeto de Lei sobre o 14º salário segue em análise no Congresso Nacional. Se aprovado, ainda não há nenhuma data específica para o pagamento.
Todavia, cogita-se que caso o PL ganhe o alvará do Governo Federal, ele deve ser pago juntamente com o 13º salário, normalmente em duas parcelas, onde uma é dada em agosto e outra em dezembro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o INSS confirma que ainda não existe previsão de pagamento do 14º salário aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios do instituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula vai pagar o 14º salário?
O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, que foi nomeado por Lula, deu um parecer sobre o assunto. Segundo o que foi publicado pelo Jornal JF, ele afirmou que o pagamento em 2023 certamente não será pago, por conta da falta de orçamento.
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, disse ele.