LEI
14º salário: Senado é acionado para nova lei histórica que traz liberação de abono às donas de casa em 2024
17/08/2024 às 11h30
Notícia bombástica do Senado atinge em cheio essa lista de trabalhadores e tem desfecho positivo para quem sonha em receber um 14° salário anual
O 14° salário é o sonho de muitos trabalhadores, afinal, seria um dinheiro extra que com toda certeza ajudaria a todos. Mas, o regime CLT garante ao menos o 13° salário, o PIS e Pasep, além de outros direitos. Contudo, não é todas as pessoas de carteira assinada que tem esses direitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, o Senado foi convocado para discutir a liberação de um 14° salário para uma lista de pessoas que estão esquecidas e fora desse direito. É importante destacar que além do âmbito nacional, o Senado também atua em âmbito estadual.
E conforme informações do site Tribuna Online, o Senado do Espírito Santo foi convocado para votar no Projeto de Lei que prevê pagamento de PIS (Programa de Integração Social) para trabalhadores domésticos. Caso aprovado, o dinheiro seria como uma espécie de 14° salário para essa classe de trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O PL está sendo analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Ele ainda não tem data para ser aprovado, mas é uma proposta que ajudaria milhares de trabalhadores domésticos no Estado do Espírito Santo. Caso seja aprovado ainda 2024, a medida já começaria a valer em 2025.
Além disso, vale destacar que o Instituto Doméstica Legal enviou à Presidência da República um pedido para a edição de uma medida provisória para que os efeitos sejam imediatos. Basicamente, eles desejam que a liberação do abono seja feita quanto antes. Por enquanto, todos aguardam ansiosos para saber se o projeto será aprovado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que os pagamentos seriam custeados em sua maior parte pelo Fundo do Amparo do Trabalhador (FUP), que é vinculado ao Ministério do Trabalho. Outra parcela caberia ao empregador bancar.
O QUE FAZ UM SENADOR BRASILEIRO?
Um senador tem muitas funções em comum com a de um deputado federal, mas, como o Senado é considerado a Câmara Alta no Congresso Nacional, os senadores recebem mais atribuições e são considerados agentes políticos mais importantes que os deputados federais.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei e Detran ciente: Exame médico obrigatório é confirmado à lista de motoristas 50+ em 2025
● Detran ciente: Nova lei de trânsito em vigor crava 2 alertas sobre a CNH aos motoristas 50+ no Brasil
● Adeus, rodízio: Lei de trânsito em vigor traz 5 casos que garantem isenção a motoristas de SP
Durante o seu exercício, o papel dos senadores é atuar em nome da população, defendendo projetos benéficos ao Brasil e à população brasileira. E como destacado, além do âmbito federal, há ainda o estadual. Cada Estado tem direito a votar em 3 senados e cada mandato dura 8 anos. Eles são eleitos junto com presidente e governadores. As informações são do site do Senado.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]