Descontão garantido! Isenção parcial do IPVA é liberada aos donos de veículos com essas placas até a terça-feira (25); confira os detalhes
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é de longe um dos maiores terrores dos donos de automóveis do Brasil. Afinal, estamos falando de uma alíquota que pesa no bolso todos os anos.
Vale dizer que, situações como ano do veículo e sua versão, podem ter influência no valor final do imposto. Todavia, o que muitos não imaginam é que podem ter um descontão!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que, a isenção de 15% do valor é garantida a donos de algumas placas até o dia (25) de fevereito. Assim, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do G1, portal de notícias da Globo, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.
Desconto de 15%
Em suma, os donos de veículos automotores com finais de placas 03 a 33 possuem até amanhã (25) para garantirem o direito de descontos de até 15% na antecipação do IPVA. Detalhe importante: a isenção parcial chega aos veículos do Pará.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), os descontos são válido para aqueles que não possuem multas de trânsito. Assim, confira a seguir os detalhes:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 15% do valor do imposto para quem está a dois anos sem multa;
- 10% para quem não recebeu multas em 2024;
- 5% de desconto nas demais situações.
Opções de pagamento
Ademais, também é importante mencionar aos motoristas do Pará que existem 3 opções de pagamento.
- Antecipação em parcela única, com desconto;
- Parcelamento em até três parcelas antes do vencimento, sem desconto;
- Pagamento integral na data do licenciamento anual no Departamento de Trânsito (Detran).
Vale dizer ainda que, a Sefa destaca que depois da data do licenciamento, o pagamento é realizado com acréscimo de multas e juros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Valor da aliquota
Em suma, a alíquota se trata do percentual usado para calcular o valor final do imposto que deve ser pago por uma pessoa física ou jurídica.
No caso do IPVA, estamos falando de uma alíquota estadual, ou seja, possui variações a depender da localização. Citando o Pará, temos o seguinte cálculo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos não destinados à atividade comercial;
- 1% para ônibus, microônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares
- Ademais, os veículos com mais de 15 anos de fabricação ficam isentos. Embarcações e aeronaves possuem até o dia (30) de junho para recolher o IPVA.
Considerações finais
- Desconto de 15% no IPVA para veículos com finais de placa 03 a 33 no Pará, válido até 25 de fevereiro;
- 15% para quem está há dois anos sem multas;
- 10% para quem não recebeu multas em 2024;
- 5% nas demais situações.
- Ademais, veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos.
Qual o destino do dinheiro do IPVA?
Diferentemente do que muitos pensam, o valor arrecadado de IPVA não necessariamente vai para manutenção de ruas, avenidas e semáforos. Em suma, na maioria dos casos, o dinheiro do imposto acaba sendo usado para o financiamento de obras e custeio de atividades das áreas da saúde, segurança pública e educação.