Tente não se impactar ao saber quais são os alimentos que estas pessoas específicas não podem comer de jeito nenhum
Sabemos que quando o assunto se trata da nossa saúde, todo o cuidado é pouco, principalmente quando se trata dos alimentos que ingerimos e vai direto para o nosso organismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, você saberá agora detalhes sobre os 16 alimentos que não devem ser comidos de jeito nenhum por essas pessoas específicas, de acordo com o portal Pronatec, pois eles podem causar problemas graves. Vamos conferir?
Bom, para melhor entender, estamos falando das pessoas que tem diabetes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é a Diabetes?
Para quem não sabe, essa doença é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue, de forma permanente.
Dito isso, vamos falar primeiramente sobre as frutas que as pessoas com esta condição não podem comer, devido o seu alto índice glicêmico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo recomendações de nutricionistas, a lista é formada por 5 exemplos de frutas:
- Manga
- Banana
- Melancia
- Mamão
- Frutas secas no geral.
“Essas frutas têm um índice glicêmico que ultrapassa os 70%, ou seja, o paciente irá apresentar um pico de glicemia tão alto que poderá ter um diabetes descompensado caso continue introduzindo essas frutas sem alguma fibra ou alimento integral para a ‘queda’ da glicemia”, diz a nutricionista Clarissa Dayane Santos Soares, do Hospital HSANP, em um papo com o site MinhaVida.
Sobre outros alimentos que possuem os maiores índices glicêmicos, vamos citar:
- Arroz branco
- Pão feito com farinha branca
- Macarrão
- Refrigerante
- Batata inglesa
- Doces (balas, bolos e chocolates)
- Sorvetes
- Mel.
E por fim, mas não menos importante, também é importante evitar os adoçantes industrializados, que muita gente utiliza para substituir o açúcar. Tais como:
- Aspartame
- Sucralose
- Sacarina.
“As pessoas com diabetes devem dar preferência a alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. Este grupo de alimentos fará com que a glicemia não tenha um pico tão alto”, diz a nutricionista Clarissa Soares.
“A batata-doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, com seu valor chegando a 44%, auxiliando para o controle do diabetes. Quando ela é consumida, libera vagarosamente o ‘açúcar’, sendo pouco encontrado na circulação sanguínea e, consequentemente, não ativando de forma exagerada a insulina”, conclui a especialista.