Pagamento atrasado do INSS finalmente vai cair, com R$1,6 bilhão liberados
Um dos pagamentos atrasados do INSS finalmente vai cair, com os aposentados tendo 1,6 bilhão de reais liberados e você precisa ficar por dentro de todas as novidades para não perder nenhum detalhe do processo.
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a ‘Folha de S. Paulo’, o Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou na última segunda-feira (22) 1,6 bilhão de reais para quitar as dívidas judiciais do governo federal com os aposentados e pensionistas do INSS.
O pagamento é referente aos RPVs (Requisições de Pequeno Valor), que já havia sido autorizado pelo juiz em dezembro de 2023 e todos estavam aguardando apenas essa liberação, para finalmente receber a quantia atrasada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site, quase 100 mil beneficiários venceram os mais de 1,5 milhão de processos de concessão ou revisão do benefício, onde a causa tenha o valor de até 60 salários mínimos, o que dá mais de 84 mil reais.
A partir de agora, cabe a cada TRF (Tribunal Regional Federal) o depósito dos recursos, e para saber se o valor já está disponível, é necessário consultar o tribunal responsável pelo processo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Cabe aos TRFs, segundo cronogramas próprios, efetuar o depósito dos recursos financeiros liberados. Com relação ao dia em que as contas serão efetivamente liberadas para saque, esta informação deverá ser obtida em consulta de RPVs”, disse o CJF.
Vale ressaltar que as ações incluem as aposentadorias, auxílios e pensões, além do Benefício de Prestação Continuada, que é pago aos idosos e deficientes de baixa renda.
Quem será pago pelo INSS nesta sexta-feira (26)?
De acordo com o calendário do INSS, nesta sexta-feira (26), aqueles que ganham até um salário mínimo e possuem o final do NIS 2 serão pagos.