Grande varejista do setor da construção anunciou o fechamento de dezenas de lojas em região brasileira e situação é essa
Quem acompanha as últimas notícias do mundo do comércio sabe que as terríveis ondas de falências, fechamentos de unidades e crises estão devastando varejistas sem dó, até mesmo as mais renomadas estão sendo prejudicadas em meio a esse cenário adverso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alias, desde que o escândalo da Lojas Americanas veio à tona, outras lojas também estão ficando cada vez mais no olho do furacão e correndo contra o tempo para fugir do extermínio total do negócio.
Clique aqui para saber mais sobre essa situação*
Falando nisso, uma importante varejista do setor de construção enfrenta momento conturbado e precisou tomar uma medida drástica para fugir de um possível fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal da CUT, o Grupo Herval, com forte atuação na indústria e sede em Dois Irmãos, no Vale dos Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre, foi quem precisou tomar essas medidas.
Enxugando custos
Em maio de 2023, o grupo anunciou o fechamento de 17 filiais das Lojas taQi*, forte no setor de construção, que seriam executados até o fim de maio, na região do Rio Grande do Sul.
Essa gigantesca rede de lojas, que foi criada em 1959 como um dos primeiros negócios do grupo Herval, conta com 7 mil funcionários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Suspensão”: Anvisa proíbe produto popular no Brasil e JN confirma ordem urgente da Receita Federal
● Lacrada pela polícia, falência e dívidas: Fim de emissora tão grande quanto a Globo devasta o Brasil após 30 anos
● 600M no bolso em 2025: Esses são os números mais sorteados e 5 dicas infalíveis para faturar Mega da Virada
*Vale mencionar que o Grupo Herval, além de taQi e iPlace, trabalha com outras 15 marcas que incluem serviços, como consórcios, seguros, construção e financeira.
Ainda segundo o portal , as taxas de juros que dificultam e encarecem o acesso ao crédito para consumidores e empresas foram apontados entre os principais motivos para o enxugamento da rede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Das 4 unidades que estão localizadas na capital gaúcha, restará apenas a loja aberta na Avenida Assis Brasil.
Além dos juros altos, a nota oficial da Herval, à época, destacou também a crise que gera pessimismo das famílias, o elevado endividamento e avanço das taxas de inadimplência, alegando que essa combinação de fatores afeta as vendas do varejo pós-pandemia, o que compromete os resultados.
Uma das razões do fechamento foram a alta dos juros que acabou prejudicando o consumo de famílias brasileiras e as consequências da pandemia (Foto Reprodução/Internet)Com o corte, a rede ficou com apenas 73 unidades. No comunicado, o grupo disse ainda que faria o “possível para realocação” dos funcionários das filiais a serem desativadas em outros pontos de venda.
Fora isso, o grupo lamentou o momento e explicou as suas razões:
“Essa difícil decisão foi tomada, após criteriosa análise de resultados, rentabilidade e potencialidade dessas unidades, além do cenário macroeconômico desafiador que 2023 vem apresentando”
Qual foi o comunicado da empresa na íntegra?
Veja abaixo o comunicado da rede na íntegra sobre o fechamento das lojas:
“As Lojas taQi comunicam que até o fim do mês de maio serão encerradas as atividades de 17 lojas no Rio Grande do Sul. Essa difícil decisão foi tomada após criteriosa análise de resultados, rentabilidade e potencialidade dessas unidades, além do cenário macroeconômico desafiador que 2023 vem apresentando.
Assim como em todo o varejo, as vendas pós-pandemia e, especialmente nos últimos meses, vêm sendo impactadas pelo aumento do pessimismo das famílias, relacionado a um contexto de alto endividamento, alta inadimplência e taxas de juros que dificultam e encarecem o acesso ao crédito para consumidores e empresas.
Reiteramos nossa profunda gratidão pela dedicação e esforço das pessoas que fazem parte dos times das unidades que encerrarão as atividades, ao tempo que será feito o possível para realocação nas outras 73 lojas da rede.
Nos últimos 12 meses as Lojas taQi fizeram um consistente investimento em expansão e revitalização de unidades, inaugurando 10 lojas e revitalizando outras 12 lojas. Nosso compromisso com empreendedorismo, investimento contínuo e crescimento permanece sendo uma importante diretriz da empresa, sempre associado à governança através da sustentabilidade”
Situação atual da empresa
Vale deixar claro que as lojas fechadas foram apenas essas 17 lojas do Rio Grande do Sul, e que a empresa continua ativa no mercado e ainda possui uma média de 73 lojas, conforme o comunicado.
Nas redes sociais, a rede conta conta com 73 mil seguidores e publica constantemente sobre promoções e lançamentos da rede, inclusive a divulgação do site de compras aonde brasileiros em todo o país conseguem comprar os seus produtos com garantia de entrega.