PRESENTÃO!
180 dias de folga: Nova lei trabalhista em vigor salva CLTs com descanso sem descontar no salário
23/11/2024 às 11h33
Brasileiros em festa com nova lei trabalhista que prolonga os dias de férias. A notícias é recebida com festa pelos CLT’s; veja agora
Trabalhadores CLTs são aqueles que possuem carteira assinada e são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. Essa, por sua vez, garante uma série de benefícios para aqueles que realmente portam dele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar nisso, o assunto de hoje aborda um presentão recebido pelos trabalhadores brasileiros. Isso porque, uma nova lei trabalhista que já está em vigor salva CLT’s com descanso sem que isso diminua os vencimentos mensais.
Trabalho diário
Sabemos que a rotina diária de quem trabalha é totalmente cansativa. Na maioria dos casos, o descanso ocorre uma vez por semana e isso acaba sobrecarregando o corpo e a mente do empregado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, uma mudança ocorrida recentemente trouxe uma vitória aos colaboradores. Acontece que, de acordo com apurações do time do TV FOCO especializado em leis, a partir de dados coletados no portal ‘Pontotel’, o número de dias de descanso foram aumentados.
Alteração em lei trabalhista
Em síntese, a licença maternidade, por lei, permite que mulheres tenha um afastamento temporário do trabalho após nascimento do seu filho. Os dias permitidos para licença eram de 120 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, agora, eles passam a ser 180 dias, ou seja, esse medida oferece mais dias de descanso para as CLT’s cuidarem de seus bebês.
Além disso, a licença agora também permite diferentes moldes de afastamento temporário. Confira:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarifa acima de R$5 e fim de serviço vital na CPTM: Nunes e Tarcísio cravam 2 decretos no transporte público de SP
● Anvisa faz proibição contra 2 marcas populares de carne, azeite e retira de mercados após descoberta em 2024
● Eduardo Paes ciente: Jornal da Globo anuncia suspensão de serviço vital do metrô no RJ e atinge 6M de cariocas
- 180 dias com salário integral;
- 120 dias com salário integral e 60 dias com salário-maternidade reduzido pela metade;
- 60 dias com salário integral e 120 dias com salário-maternidade reduzido pela metade.
Vale destacar que, em caso de partos prematuros ou nascimentos de crianças com deficiências, as mães trabalhadoras poderão ter seus dias de licenças mais prolongados. Ademais, mães que adotarem crianças com menos de 1 anos também terão direito a licença de 120 dias.
E a licença paternidade?
Ainda segundo a fonte, no ano de 2023, a licença paternidade passou a ser 5 dias para 20 dias. Assim, além das mães, os pais também poderão cuidar dos seus filhos recém nascidos.
Vale dizer que os moldes desta licença também apresenta opções. Veja:
- 20 dias de licença com salário integral;
- 10 dias com salário integral mais 10 dias com salário reduzido pela metade.
Considerações finais
- Em suma, uma lei trabalhista tem mudança sobre dias de descanso;
- Dessa vez, trata-se da licença maternidade;
- Antes, as mães possuíam 120 dias de descanso para cuidar dos seus bebês;
- Agora, os dias tornam-se mais longo, com 180 dias de afastamento.
Confira mais notícias sobre leis trabalhistas CLICANDO AQUI
O que é ser um CLT?
Essa nomenclatura nada mais é do que uma forma de definir que aquele trabalhador está respaldado pela legislação e possui carteira assinada. Dessa maneira, quando escutar que alguém trabalha sobre o regime CLT, nada mais é do que o trabalhador que possui todos os seus direitos estipulados dentro da lei.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: