Saiba todos os detalhes sobre a nova estação colossal no coração da cidade
Um dos assuntos mais comentados do ano de 2023, sem dúvidas, foram referentes ao Metrô de SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, agora em 2024, simplesmente, vocês precisam saber que o Metrô de SP arma nova linha colossal no coração da cidade pra salvar mais de 1 milhão de pessoas. Vamos conferir?
As informações são do portal Metrô SP e dão conta de que a Linha 2-Verde chegará até a Penha, conectando-se com a Linha 3-Vermelha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, as informações dão conta ainda de que ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com 8 novas estações.
As estações beneficiadas com essa grande novidades serão: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema, com 23 quilômetros. Além disso, com essa nova linha, também vai diminuir os tempos de trajeto da população da Zona Leste e redistribuir o fluxo de passageiros de toda a rede sobre trilhos.
De acordo com informações da revista Isto É, quatro linhas estão em construção: duas em expansão – 2-Verde e 15-Prata – e duas em implantação – 17-Ouro e 6-Laranja, esta por meio de parceria público-privada (PPP) entre o governo do Estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Para ampliar a rede de metrô, o governo do Estado está investindo na execução de obras civis, aquisição de sistemas e material rodante que vão acrescentar 32,6 km ao sistema”, afirma Alberto Epifani, coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM), incluindo a PPP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse é o maior projeto de infraestrutura em andamento na América Latina, e o custo total do projeto é de aproximadamente R$ 18 bilhões de investimento direto”, afirma André de Angelo, diretor País da ACCIONA Brasil.
O que aconteceu com o Metrô de SP?
É importante salientar ainda que, de acordo com o que foi informado pela Companhia do Metrô, as obras serão concluídas no segundo semestre de 2026, para o trecho da Vila Prudente a Vila Formosa, e segundo semestre de 2027, para a ligação entre a Vila Formosa e a Penha.
Como foi dito acima, com a expansão, a linha Verde permitirá o transporte de aproximadamente 1,3 milhão de passageiros diariamente. Ou seja, a notícia cai como uma verdadeira vitória.