Pelo menos 190 bancos podem entrar em falência, de acordo com um estudo revelador que prova cenário de crise financeira
A falência de um banco muito importante acabou ligando um alerta para um problema muito mais grave: cerca de 190 bancos estão correndo risco de falir e um deles pode ser o seu.
Um estudo feito pelas principais e mais renomadas faculdades dos Estados Unidos, a Columbia, Stanford, Kellogg School e Chicago Booth, garante que essa crise pode afetar várias instituições financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O problema apareceu após a falência do Silicon Valley Bank (SVB), que ligou um alerta para a crise do setor bancário no país. Tudo acontece após o aumento das taxas de juros praticada pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
De acordo com o E-Investidor, o valor de mercado dos ativos de um banco médio no país se tornou cerca de 9% menor do que seu valor no papel com o aumento das taxas de juros. Em consequência, o sistema bancário dos EUA acumulou US$ 2,2 trilhões em perdas não realizadas somente no ano passado.
DEPOSITANTES NÃO SEGURADOS
O estudo analisou 4.800 bancos estadunidenses a fim de descobrir os riscos que essas instituições financeiras corriam com a falência do SVB. O que descobriram foi que houve uma enorme quantidade de perdas não realizadas junto com um ambiente de juros altos. Além disso, há também uma grande base de depositantes não segurados.
QUAIS FORAM AS PERDAS DO SVB NO ÚLTIMO ANO?
Em resumo, as perdas não realizadas surgem no preço dos bancos no mercado, mas não aparecem nos balanços. No caso do SVB, entre o início de março de 2022 e o início de março de 2023, o valor de mercado dos ativos caiu quase 16%, ou US$ 34 bilhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE