Falência devastadora chega a varejista gigantesca após contrair dívida bilionária e retorna ao mercado em 2024 após anos de encerramento
Varejista gigantesca do setor dos eletrodomésticos, tão popular quanto as Casas Bahia, decreta falência após acumular dívidas bilionárias e é aniquilada por rival.
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Portanto, estamos falando da Mesbla, que segundo informações do UOL, a queridinha dos consumidores que viveu seu grande auge nos anos 80.
A marca registrada de “ter de tudo” se tornou em algoz com a concorrência seteorizada e a popularização dos shoppings, segundo o portal Sindi Varejista.
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Além das lojas de departamentos, tinha estabelecimentos próprios para venda de móveis, automóveis, lanchas, além de uma financeira.
Instalada no país em 1912, a mesma chegou a ter 180 pontos de venda e mais de 28 mil funcionários em todo o Brasil.
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A Mesbla se destacava por vender praticamente de tudo, de móveis a roupas, de utensílios domésticos a perucas.
Parte do sucesso da empresa é explicado pelas campanhas publicitárias, principalmente na TV.
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A empresa reuniu alguns dos principais artistas da televisão brasileira nas décadas de 1980 e 1990, como o ator Diogo Vilela e as atrizes Andréa Beltrão e Regina Casé.
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Atuou também no comércio internacional através de uma empresa subsidiária, que tinha filial em Nova York.
Falência da Mesbla
Apesar de todo seu sucesso, no final dos anos 90 o empresário Ricardo Mansur comprou a Mesbla e sua concorrente direta, a Mappin.
No entanto, o negócio não deu certo e ambos faliram anos depois. Após acumular dívidas de R$ 1 bilhão, Mansur deixou o comando das companhias.
Naquela época, os diretores de ambas buscavam um empréstimo de R$ 102 milhões para pagar salários, fornecedores, aluguéis e comprar mercadorias.
Tentativas de vendê-las a empresários estrangeiros não foram bem-sucedidas.
A companhia, sob o comando de Mansur, decretou falência em setembro de 1999. O estoque de produtos foi colocado à venda com preços de promoção.
À época, uma reportagem do Jornal do Commercio informou que o mercado refletiu que a estratégia de capitalizar a empresa fazendo caixa e aumentar seu valor de mercado se mostrou um erro.
De acordo com os analistas, a Mesbla continuava sem foco, tentou atrair consumidores de classes mais baixas e desvalorizou o atendimento ao consumidor.
Retorno ao mercado
Contudo, a empresa ensaiou um retorno em 2009, com a criação de uma loja online, mas não foi para frente.
A ambição de um retorno, agora restrito ao e-commerce, se concretizou em maio deste ano.
Desse modo, a plataforma, já apresenta mais de 250 mil produtos, que vão desde lavadoras até itens de cama, mesa e banho, de acordo com o portal Omes.
Entretanto, a marca se apresenta a um cenário totalmente distinto ao comparar com os anos 90, quando entrou em falência.
“Hoje não há nenhuma empresa no Brasil com a abrangência de produtos da Mesbla (de antigamente). Não há nada semelhante”, diz Denis Medina, economista professor da FAC-SP.
Quais são os os maiores pedidos de recuperação judicial no Brasil?
- Odebrecht- dívida de R$98,5 bilhões
- Oi- dívida de R$65,38 bilhões
- Samarco- dívida de R$50 bilhões
- Americanas- dívida de R$43 bilhões
- Sete Brasil- dívida de R$19 bilhões
Conclusões finais
Em suma, a Mesbla, um marco histórico do varejo, sofreu um trágico desfecho após acumular dívidas de bilhões de dólares e perder sua importância no mercado.
Embora tenha obtido sucesso nas décadas de 1980 e 1990, seus esforços para se adaptar e voltar ao mercado não tiveram êxito, resultando em sua falência em 1999.
Recentemente, a companhia tentou novamente se estabelecer, inaugurando uma loja virtual com uma ampla variedade de produtos.
Contudo, o contexto competitivo atual é bastante distinto, e a Mesbla batalha para conquistar seu espaço em um mercado que sofreu uma mudança drástica.
Portanto, o percurso da Mesbla atua como um lembrete da relevância da inovação e da constante adaptação no setor de varejo.