Inacreditável!

Calote de R$1BI e terror de falência: Varejista tão popular quanto a Casas Bahia é aniquilada por rival

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Rival da Casas Bahia luta com falência e tem virada brutal - Foto: Montagem

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência devastadora chega a varejista gigantesca após contrair dívida bilionária e retorna ao mercado em 2024 após anos de encerramento

Varejista gigantesca do setor dos eletrodomésticos, tão popular quanto as Casas Bahia, decreta falência após acumular dívidas bilionárias e é aniquilada por rival.

Portanto, estamos falando da Mesbla, que segundo informações do UOL, a queridinha dos consumidores que viveu seu grande auge nos anos 80.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca registrada de “ter de tudo” se tornou em algoz com a concorrência seteorizada e a popularização dos shoppings, segundo o portal Sindi Varejista.

Além das lojas de departamentos, tinha estabelecimentos próprios para venda de móveis, automóveis, lanchas, além de uma financeira.

Instalada no país em 1912, a mesma chegou a ter 180 pontos de venda e mais de 28 mil funcionários em todo o Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Mesbla se destacava por vender praticamente de tudo, de móveis a roupas, de utensílios domésticos a perucas.

Parte do sucesso da empresa é explicado pelas campanhas publicitárias, principalmente na TV.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa reuniu alguns dos principais artistas da televisão brasileira nas décadas de 1980 e 1990, como o ator Diogo Vilela e as atrizes Andréa Beltrão e Regina Casé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atuou também no comércio internacional através de uma empresa subsidiária, que tinha filial em Nova York.

Falência da Mesbla

Apesar de todo seu sucesso, no final dos anos 90 o empresário Ricardo Mansur comprou a Mesbla e sua concorrente direta, a Mappin.

No entanto, o negócio não deu certo e ambos faliram anos depois. Após acumular dívidas de R$ 1 bilhão, Mansur deixou o comando das companhias.

Naquela época, os diretores de ambas buscavam um empréstimo de R$ 102 milhões para pagar salários, fornecedores, aluguéis e comprar mercadorias.

Tentativas de vendê-las a empresários estrangeiros não foram bem-sucedidas.

A companhia, sob o comando de Mansur, decretou falência em setembro de 1999. O estoque de produtos foi colocado à venda com preços de promoção.

À época, uma reportagem do Jornal do Commercio informou que o mercado refletiu que a estratégia de capitalizar a empresa fazendo caixa e aumentar seu valor de mercado se mostrou um erro.

De acordo com os analistas, a Mesbla continuava sem foco, tentou atrair consumidores de classes mais baixas e desvalorizou o atendimento ao consumidor.

Retorno ao mercado

Contudo, a empresa ensaiou um retorno em 2009, com a criação de uma loja online, mas não foi para frente.

A ambição de um retorno, agora restrito ao e-commerce, se concretizou em maio deste ano.

Desse modo, a plataforma, já apresenta mais de 250 mil produtos, que vão desde lavadoras até itens de cama, mesa e banho, de acordo com o portal Omes.

Entretanto, a marca se apresenta a um cenário totalmente distinto ao comparar com os anos 90, quando entrou em falência.

“Hoje não há nenhuma empresa no Brasil com a abrangência de produtos da Mesbla (de antigamente). Não há nada semelhante”, diz Denis Medina, economista professor da FAC-SP.

Quais são os os maiores pedidos de recuperação judicial no Brasil?

Conclusões finais

Em suma, a Mesbla, um marco histórico do varejo, sofreu um trágico desfecho após acumular dívidas de bilhões de dólares e perder sua importância no mercado.

Embora tenha obtido sucesso nas décadas de 1980 e 1990, seus esforços para se adaptar e voltar ao mercado não tiveram êxito, resultando em sua falência em 1999.

Recentemente, a companhia tentou novamente se estabelecer, inaugurando uma loja virtual com uma ampla variedade de produtos.

Contudo, o contexto competitivo atual é bastante distinto, e a Mesbla batalha para conquistar seu espaço em um mercado que sofreu uma mudança drástica.

Portanto, o percurso da Mesbla atua como um lembrete da relevância da inovação e da constante adaptação no setor de varejo.

Mesbla fechou suas portas em 1999 (Reprodução: Internet)
Varejista retorna em 2024 (Reprodução/Internet)
Mesbla teve seu fim há anos (Foto: Divulgação)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile