urgente
Alerta urgente sobre remédios e decisão que atinge idosos: 2 anúncios cruciais da ANVISA chegam em dezembro
11/12/2023 às 11h43
Tente não se impactar ao saber detalhes sobre dois anúncios cruciais da Anvisa que chegam em dezembro
Antes de mais nada, é muito importante falar que, para quem não sabe, a Anvisa, se trata, em suma, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ou seja, ela é uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, com direito a alerta urgente sobre remédios e decisão que atinge idosos, vocês saberão agora detalhes sobre os dois anúncios cruciais da Anvisa que chegam em dezembro. Vamos conferir?
Sem mais delongas, de acordo com informações do portal GMC Online, a Anvisa publicou, no dia 3 de novembro, em seu site, um alerta aos profissionais de saúde e à população sobre lotes falsificados de dois medicamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os medicamentos em questão se tratam do Tysabri® (que contém a substância ativa natalizumabe), indicado para tratamento de formas mais ativas de esclerose múltipla, e Ozempic® (o princípio ativo semaglutida), para tratar, em conjunto com dieta e atividades físicas, pacientes adultos com diabetes tipo 2, quando o corpo não produz insulina ou cria resistência a ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, as informações dão conta de que o alerta sobre o medicamento Tysabri aconteceu após a empresa detentora do registro, Biogen Brasil Produtos Farmacêuticos Ltda., comunicar à Anvisa a identificação, no país, da falsificação do produto biológico Tysabri (natalizumabe), lote FF00336, válido até janeiro de 2026.
Assim, segundo o laboratório Biogen, o lote foi produzido apenas para fins institucionais, e não comerciais, e tem características divergentes das constantes no medicamento original, vendido nas farmácias.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Banco Central emite comunicado e convoca quem tem poupança na Caixa, BB, Itaú e + para alerta severo
A Anvisa então adotou medidas preventivas, como apreensão e proibição de distribuição, comercialização e uso do produto falsificado.
Já no que se trata da falsificação do Ozempic, a Anvisa recebeu outro comunicado, sendo empresa responsável pelo produto biológico Ozempic (semaglutida), a Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda. A empresa denunciou como falso, no mercado brasileiro, o lote LP6F832, que indicaria ser válido até novembro de 2025.
E as informações importantes não param por aí. De acordo com o portal Cofen, a Anvisa não pensou duas vezes e aprovou o registro da primeira vacina contra contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite.
Conforme a fonte, se trata de uma vacina contra vírus sincicial respiratório para idosos. “O vírus também pode provocar pneumonia e está associado a infecções potencialmente graves em bebês menores de 6 meses e idosos. Em crianças maiores e adultos jovens, costuma provocar apenas resfriados”, diz o comunicado.
Por fim, as informações deram conta de que: “A incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) dependerá de avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que considera a eficiência e o custo do imunizante”, disse.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
De acordo com informações do portal GOV.BR, para fazer uma denúncia a agência reguladora, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: