ATENÇÃO

De fim da idade mínima à revisão da vida toda: 2 anúncios decisivos de Alexandre de Moraes sobre o INSS no STF

02/06/2024 às 8h30

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Alexandre de Moraes expôs 2 anúncios para o INSS (Foto: Divulgação)

Alexandre de Moraes crava dois anúncios envolvendo o INSS

Alexandre de Moraes, que é o atual ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, expôs dois anúncios que acertam em cheio o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS.

Um envolve a idade mínima de aposentadoria especial e a outra tem relação com o recurso da Revisão da Vida Toda. Ambos tem relação direta com o INSS e seus segurados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro Alexandre de Moraes e o advogado-geral da União, Jorge Messias (Foto Reprodução/Metrópoles)
O ministro Alexandre de Moraes e o advogado-geral da União, Jorge Messias (Foto Reprodução/Metrópoles)

IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA ESPECIAL

De acordo com informações do site Migalhas divulgadas no último dia 4 de maio de 2024, Alexandre de Moraes pediu vista e interrompeu o julgamento virtual que analisava dispositivos da Reforma da Previdência que determinam a aplicação de idade mínima na aposentadoria especial do INSS.

Continua após o Veja Também

Veja também

Basicamente, ele está julgando por ou não fim a idade mínima especial. Ela é destinada aqueles trabalhadores que estão expostos a agentes nocivos. Muitos destacam que o correto é focar nos anos que esses empregados passam expostos e não a sua idade. Caberá ao ministro tomar uma decisão favorável ou não.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moraes pediu pelo adiamento da sessão que julgava a idade mínima para aposentadoria especial do INSS (Foto: Reprodução/ STF)
Moraes pediu pelo adiamento da sessão que julgava a idade mínima para aposentadoria especial do INSS (Foto: Reprodução/ STF)

REVISÃO DA VIDA TODA

Nesse caso, de acordo com informações do InfoMoney, em abril de 2024, o STF adiou o julgamento dos embargos de declaração (recurso) da revisão da vida toda no dia 02. Então, ficou acordado da discussão ocorrer no dia 03, mas o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, retirou a pauta da lista de julgamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a Revisão da Vida Toda tem como foco trazer para o cálculo os salários de contribuição dos primeiros anos da vida profissional, o que contraria a lógica da evolução profissional e remuneratória.

Vale destacar que em março, por 7 votos a 4, os ministros do Supremo, incluindo Alexandre de Moraes, decidiram que os aposentados não têm direito de optar pela regra mais favorável para recalcular o benefício. Assim, a discussão ainda não foi encerrada, já que falta julgar o recurso.

Revisão da vida toda será novamente discutida na justiça (Reprodução: Internet)
Revisão da vida toda do INSS recebeu decisão do STF (Reprodução: Internet)

O INSS É UM ÓRGÃO PÚBLICO?

Ele é um órgão federal e foi fundado em 1990, pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello. Ele tem a missão de promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social.

🚨 Barraco e demissão no Domingão + Xuxa comenta 'flagra' do marido com outra + Globo processada?   

alexandre de moraes
INSS
Larisse Oliveira

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.