ENTENDA!

Votação e lista de aptos a receber: 2 anúncios sobre o 14º salário do INSS chegam a idosos hoje (16)

Notas de cem reais, logo do INSS e idoso pensando (Fotos: Reproduções/ Canva /Internet)

Notas de cem reais, logo do INSS e idoso pensando (Fotos: Reproduções/ Canva /Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes sobre projeto de lei do 14º salário do INSS chegam

Nesta segunda-feira, 16, iremos mostrar todos os detalhes sobre a proposta de lei do 14º salário do INSS. As discussões sobre o abono extra iniciaram no ano de 2020.

O PL 4367/20 criaria um abono anual para aposentados e pensionistas para compensar os impactos da pandemia de Covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, afinal, como está o projeto?

No entanto, em junho de 2022, a proposta de pauta foi retirada da Câmera. Na época, o texto foi para uma comissão especial e o processo de tramitação voltou à escala zero.

Desse modo, o 14º salário do INSS não será liberado no ano de 2024.

Mesmo assim, caso aprovado, inúmeros aposentados e pensionistas possuem dúvidas de como o pagamento funcionaria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem receberia

De acordo com informações do portal Serasa, caso aprovado, aposentados por idade, tempo de contribuição, invalidez e pensionistas receberiam o abono.

Aqueles que recebem auxílio-doença e auxílio-acidente também estariam contemplados, desde que estejam nas categorias elegíveis estipuladas pelo projeto.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Valor

Inicialmente, a proposta sugeria o pagamento de um valor equivalente ao do 13º salário, mas, os valores poderiam mudar no momento em que a lei fosse aprovada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, a proposta deveria realizar o pagamento de acordo com o que cada beneficiário recebe, por exemplo, um salário mínimo (hoje R$ 1.412).

Votação

Como havíamos mencionado, o projeto do 14º salário do INSS voltou à escala zero.

No dia 10 de agosto de 2024, Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, reforçou que não há nenhum projeto de lei do 14º salário no Congresso.

“Teve até um projeto de lei, mas seria durante a pandemia e não foi votado. Não existe nenhuma proposta que esteja andando, que esta tramitando no Congresso”, disse Alessandro Stefanutto durante entrevista no Encontro, da Globo.

Idosos e logo do INSS (Fotos: Reproduções / Freepik / Internet)

Atual governo

Além disso, a proposta não foi objeto de campanha do presidente Luís Inácio Lula da Silva, fato que dificulta a retomada da discussão.

De acordo com informações do Valor Econômico, o orçamento anual prevê o pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS, mas não dispõe da verba necessária para bancar o esperado 14° salário.

Considerações finais

Em suma, o projeto do 14° salário do INSS iniciou no ano de 2020 devido a pandemia da Covid-19. Porém, não há proposta de votação no Congresso.

Veja mais informações sobre o INSS clicando aqui.

14° salário do INSS (Foto: Internet)

Qual é a idade mínima para se aposentar no INSS?

Desde a Reforma da Previdência, que ocorreu no ano de 2019, as regras para se aposentar pelo INSS mudam.

Desse modo, inúmeros trabalhadores possuem dúvidas de qual é a idade mínima para se aposentar.

No ano de 2025, a regra estabelece a idade mínima de 62 anos para mulheres com 30 anos de contribuição e 65 para homens e 35 anos de contribuição.

Previdência Social (Foto: Reprodução / Globo)

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile