Desconto
Redução de 65% e aparelho desnecessário que rouba energia: 2 atitudes decisivas para derrubar a conta de luz
15/12/2023 às 9h20

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você precisa tomar essas duas atitudes decisivas para derrubar a conta de luz
Com 2 atitudes decisivas, você consegue derrubar a conta de luz de maneira considerável, ao desligar um aparelho que é desnecessário para o dia a dia e também pode contar com uma redução de até 65% do valor final.
O mês de dezembro foi marcado pelo aumento da conta, muito por conta do calor, que faz as pessoas utilizarem mais equipamentos, como ventilador ou ar-condicionado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Uol’, no Brasil existe a Tarifa Social de Energia Elétrica, em que garante a isenção de algumas taxas, dentre elas a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e a do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).
Ainda segundo o site, essa tarifa pode dar o desconto de até 65% na conta de luz para as famílias de baixa renda. No país, 16 milhões de casas são agraciadas com esse importante desconto.

A conta de luz tende a ficar mais cara em épocas de calor intenso (Reprodução: Internet)
As Famílias que possuem esse direito precisam estar inscritas no CadÚnico e com uma renda mensal de até meio salário mínimo, que seria de R$660.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motoristas desesperados: Lei da gasolina confirma punição com FIM da CNH e multa que dói no bolso

Quase 10 dias de folga: Lei trabalhista confirma presentão à lista de CLTs

ADEUS e calote de R$3 bilhões: Banco tão popular quanto Itaú sofre falência devastadora
Além disso, casas que possuem uma renda mensal de até 3 salários mínimos, mas que tenham uma pessoa com deficiência física, cujo o aparelho necessite ficar conectado na energia elétrica também são agraciados com o direito.
Por fim, os idosos com mais de 65 anos e os deficientes, que recebem o BPC, também se enquadram na Tarifa Social de Energia Elétrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso você faça parte de um desses grupos, fique por dentro de como funciona o desconto, que pode ser de até 65%:
- De 0 a 30 kWh usados, o desconto é de 65%
- De 31 a 100 kWh usados, o desconto é de 40%
- De 101 a 220 kWh usados, o desconto é de 10%
- A partir de 221 kWh não há desconto

Quem recebe o BPC tem direito ao desconto oferecido pela tarifa (Reprodução: Internet)
Caso você não se enquadre nesses grupos, também uma uma maneira de reduzir a conta de luz, no caso desligando um aparelho praticamente desnecessário quando o calor está intenso.
Trata-se da secadora de roupas, que gasta bastante energia elétrica e pode ser substituída pelo próprio calor natural, já que as roupas secam rapidamente ao ar livre, principalmente se der para colocá-las em contato com o sol.

As secadoras de roupas ficam desnecessárias em dias quentes (Reprodução: Internet)
Como consultar a conta de luz?
Você pode consultar a conta de luz de maneira online, através do aplicativo Enel, que está disponível tanto para iOS, quanto para Android. informando apenas o CPF ou CNPJ.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: