Azeites têm venda proibida pela vigilância sanitária devido a risco fatal
Azeites muito populares e amados, rivais da gigante marca Gallo, são atingidos por proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e arrancados das prateleiras de supermercados do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o JM Online, o azeite de oliva extravirgem das marcas Uberaba e Vicenzo foram retirados de circulação por ordem do Ministério da Agricultura Pecuária (Mapa), após os fiscais da Operação Getsêmani identificarem um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de produtos fraudados.
Para quem não sabe a operação Getsêmani foi realizada nos dias 6, 7 e 8 de março no município de Saquarema (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Natal (RN), com a participação da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC-RJ) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP), afim de apreender litros de azeite de oliva fraudados e diversos tipos de rótulos e embalagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca Vicenzo foi até notificada pela Anvisa sobre a suspensão de comercialização, distribuição, propaganda e uso do produto que foi detectado índice de iodo pelos fiscais da vigilância sanitária.
Após todo o recolhimento dos azeites fraudados, os fornecedores deverão comunicar ao Mapa pelo canal oficial para que seja feita a destinação correta dos produtos. Além disso, o órgão orienta os consumidores que compraram dessas marcas a deixar de consumi-las, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que o azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, segundo o portal, e para evitar de ser enganado, os consumidores devem estar atentos aos preços muito abaixo da média, conferir sempre a lista de produtos irregulares, não comprar azeite a granel e estar atento as datas de validade e os ingredientes contidos.
Quais são as demais marcas de azeite apreendidas pelo Mapa?
Segundo informações do JM Online, cerca de dez marcas de azeite de oliva extravirgem foram retiradas do mercado por ordem do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa): Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vincenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE