Falência

Contas bloqueadas e intervenção do BC: 2 bancos gigantes vão à falência de forma arrasadora no Brasil

18/09/2023 às 18h37

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Para consultar os valores basta acessar o site oficial do SRV do Banco Central ( Foto Reprodução/ Internet)

Dois bancos gigantes não resistem aos problemas e declaram falência

O Banco Central, além de ser e instituição financeira que organiza as demais no Brasil, também foi responsável por bloquear as contas e intervir nas ações de 2 bancos, que decretaram falência posteriormente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, nem sempre o termo ‘falência’ é usado pelo Banco Central, as vezes eles dizem que o banco foi ‘liquidado’ ou teve uma ‘intervenção federal’, que equivale ao mesmo processo de falência.

Segundo informações do portal R7 e da Veja São Paulo, hoje mostraremos dois famosos, com milhares de clientes e amados pelo público, mas que decretaram o fim pela falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAIS FALIRAM?

Comind, abreviação de Banco do Comércio e Indústria de São Paulo foi fundado em 1889 e, em 1985, era o quinto maior banco brasileiro, com 17 000 funcionários.

Era um dos maiores anunciantes e tinha como símbolo o cachorro Snoopy. No mesmo ano ele teve a falência decretada e foi fechado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se ter ideia, o Comind tinha as despesas superiores as suas receitas, por isso o BC optou por intervir nas atitudes do banco e encerrar as atividades deles.

Outro que teve falência decretada foi o Banco Santos, que foi fundado em no final da década de 1980 pelo Edemar Cid Ferreira e em menos de dez anos entrou para a lista de maiores bancos do país.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele faliu em 2005, deixando uma dívida de mais de R$ 3 bilhões, em valores atualizados e bloqueando as contas no BC.

Pouco tempo depois da falência tudo foi a tona e Edemar Cid Ferreira foi preso  preventivamente sob a acusação de gestão fraudulenta. Ele foi condenado em primeira instância, mas a sentença foi anulada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

banco
Banco Central
Banco Santos
Comind
falência

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.