Dono da Ferrero Rocher estoura cofres para arrematar uma marca de doces queridas pelos brasileiros
Acreditamos que todos que amam os doces feitos de chocolate deve ter um certo fascínio pelos chocolates Ferrero Rocher, cujas características principais junta o sabor irresistível do chocolate com creme de avelã e a sofisticação e requinte de suas embalagens douradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falando nisso, a Ferrara Candy Company, líder no ramo de doces nos Estados Unidos e detentora da marca Ferrero Rocher, agora anunciou a compra de uma importante marca de doces e que faz parte da história da maioria de nós, brasileiros.
Estamos falando da Dori Alimentos, que existe no país desde 1967, e estava a venda desde abril deste ano chegando a ser avaliada por outras empresas americanas como a Mars, Hershey’s e Mondelez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Transação bilionária
De acordo com o portal Pipeline, da Globo, a ideia da Dori era buscar um IPO*, para injetar dinheiro em caixa e dar saída ao fundo de private equity Acon.
*Oferta pública inicial é um tipo de oferta pública em que as ações de uma empresa são vendidas ao público em geral numa bolsa de valores pela primeira vez
Depois, com a piora do cenário econômico, partiu para o plano de fazer um M&A*, considerando vender apenas a participação do fundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*São transações comerciais nas quais a propriedade de empresas, organizações empresariais ou suas unidades operacionais são transferidas ou consolidadas com outra empresa ou organização empresaria
Porém, no fim das contas, a Ferrara acabou arrematando 100% do ativo, tomando para si as partes que pertenciam à Acon e a parte que era detida pela família fundadora, de Marília, interior de São Paulo.
Com isso, eles aniquilaram a marca. Mas calma, não falamos isso no sentido de extinção, e sim de colocar FIM na rivalidade existente entre eles no mercado. Isso sem contar no fortalecimento que eles vão conseguir atingir em território nacional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o que foi apurado com exclusividade pela Pipeline, a transação custou aos cofres da Ferrara a quantia de R$ 2 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Dori, que é dona de marcas como Pettiz, Gomets, Bolete, Yogurte 100, Chococandy e Disqueti, fatura R$ 1,1 bilhão por ano, com 3,1 mil funcionários, e tem uma margem em torno de 15%.
Pretensões
Ainda de acordo com o portal, a principal pretensão da americana ao adquirir a Dori, é ampliar ainda mais sua presença no mercado brasileiro de balas e gomas.
Segundo declarações dadas pelo Ceo da Ferrara, Marcos Capurso, a Dori tem um ótimo alinhamento com a Ferrara em questão de postfólio complementares de doces, herança semelhante e uma cultura interna orientada por valores.
Fora isso, ele demonstrou um forte entusiasmo em adentrar em nosso mercado visando um crescimento rápido e oportunidades.
Como ficarão os funcionários da Dori e seus produtos já existentes no mercado?
De acordo com o portal Fusões e Aquisições, assim que a conclusão do negócio for feita com a aprovada pelo Cade, os mais de 3.100 empregados da Dori se juntarão aos 4.600 membros da equipe da Ferrara para avançar com uma visão e estratégia compartilhadas afim de “levar ainda mais doçuras” para o público.
E assim como a empresa norte-americana, a Dori Alimentos já apresenta diversos produtos, muitos deles bem tradicionais, que tem grande força no mercado brasileiro.
Dessa forma, há um acervo de produtos que devem integrar o portfólio da Ferrara, entre eles, temos os itens mais vendidos, que são: o amendoim Pettiz, granulados, balas de goma e o famoso Bolete.