ENTENDA
Nova lei anunciada e fim de serviço crucial: 2 bombas atingem Netflix em 2023 e caem como bomba
12/12/2023 às 20h49

Projeto de lei impacta funcionamento da Netflix no Brasil; em contrapartida, um dos serviços foi encerrado nos EUA
Já são mais de 15 milhões de assinantes da Netflix no Brasil. Parte as líderes dos streamings no país, a empresa norte-americana pode sofrer uma reviravolta em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, em novembro, a Comissão de Assuntos Econômicos, de sigla CAE, do Senado, aprovou em primeira votação uma nova lei envolvendo as plataformas em atividades no território nacional. Se aprovado, o projeto provocará grandes mudanças.
Agora, foi sugerida a criação de uma cota de conteúdo brasileiro nos serviços de streaming, incluindo a Netflix. Segundo o G1, o projeto de lei autoriza cobrança da Condecine sobre as principais empresas, como as concorrentes HBO Max e Amazon Prime.
De acordo com a publicação, o anúncio da nova legislação prevê que as multinacionais não poderão continuar no mercado sem ter um mínimo de produções feitas no Brasil. O projeto visa um credenciamento dessas plataformas junto à Agência Nacional do Cinema.
Além disso, como apontou a reportagem, a Netflix e as rivais deverão pagar uma taxa anual da Condecine, limitado a 3% da receita bruta anual das empresas. Porém, as regras serão aplicadas somente às marcas com faturamento igual ou acima de R$ 96 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “A poupança será bloqueada”: Caixa traz comunicado oficial com 1 atitude que paralisa contas de clientes
● Tchau, pagamento na Smart Fit: Canetada de João Campos traz 28 academias de GRAÇA em Recife, PE
● Adeus, 13º salário: Jornal da Record confirma beneficiários do INSS que não receberão abono em 2025

Nova lei anunciada pode impactar Netflix, HBO Max, Amazona Prime e demais empresas de conteúdo (Foto: Divulgação)
Veja mais
Nos Estados Unidos, a Netflix também encerrou o programa de locação de filmes. Apesar de não ter sido disponibilizada por aqui, a atividade era comum no país onde a marca foi fundada.
Antes dos streamings, a empresa trabalhou com o aluguel dos físicos. Mas, após 25 anos, o grupo confirmou que seguiria somente online a partir de 29 de setembro. As devoluções dos produtos alugados deveriam ter sido feitas até o fim de outubro.
“Tomamos a difícil decisão de encerrar o serviço. Nosso objetivo sempre foi fornecer o melhor para nossos membros, mas, como o mercado de DVDs continua diminuindo, isso se tornaria cada vez mais difícil”, justificou o grupo.

Nos Estados Unidos, a marca também confirmou o fim dos serviços de locação e anunciou que vai seguir somente nos streamings (Foto: Divulgação)
Quando a Netflix chegou no Brasil?
Em setembro de 2011, a empresa de streamings iniciava suas atividades no país. Segundo o portal StarSe, já são mais de 15 milhões de assinantes nacionais. Atualmente, os principais concorrentes são o Globoplay, o Prime Video, o HBO Max e o Disney Plus.

Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br