FIQUE LIGADO!

Lula já bateu martelo: 2 dívidas que beneficiários do Bolsa Família e CadÚnico estão livres de pagar em 2024

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Objetivo do Bolsa Família é amenizar pobreza extrema no país (Foto: Agência Brasil)

O programa, que tem como proposta acabar com a pobreza extrema no país, garante outros benefícios associados para quem está com os dados atualizados

Este ano, quase 21 milhões de residências brasileiras estão recebendo o Bolsa Família, segundo os dados divulgados pelo Governo Federal. Lançada há mais de duas décadas, essa ação se tornou o principal meio de distribuição de renda no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para receber o pagamento mensal de R$ 600 na conta, a principal regra é de que o cidadão viva em situação de vulnerabilidade social. Além dele, existem alguns outros serviços que também são vinculados, garantindo o abono de algumas contas fundamentais no fim do mês.

O presidente Lula, que voltou com o pagamento após assumir o cargo no ano passado, diz que o objetivo é reduzir as estatísticas de pobreza extrema no país. Por isso, quem estiver com os dados atualizados no CadÚnico, pode pedir pelos outros benefícios associados ao programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Bolsa Família é o principal canal de distribuição de renda no país (Foto: Agência Brasil)

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a Tarifa Social, criada para pessoas de baixa renda, oferece descontos de até 100% na conta de luz. Esse abono é disponibilizado conforme o consumo mensal e varia entre cada família que viva em ambientes residenciais. Para ter acesso, é necessário estar registrado no CadÚnico, que controla a ação social.

Existe também a Farmácia Popular, que tem como meta garantir o bem-estar e saúde do beneficiário. O programa libera gratuitamente as medicações que vão das mais comuns às mais específicas, como diabetes, anticoncepcionais, hipertensão, osteoporose e asma. Este mês, além de fraldas, os remédios para dislipidemia, rinite, Parkinson e glaucoma também foram incluídos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora das já conhecidas Unidades Básicas de Saúde e das farmácias municipais, o cidadão, que estiver registrado no CadÚnico, ainda pode pegar os produtos nas unidades particulares que são parceiras da Farmácia Popular. “Para retirar, basta o usuário ir até uma rede credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF”, apontou o Ministério da Saúde.

O Bolsa Família é liberado para pessoas em situação de vulnerabilidade social (Foto: Agência Brasil)

Quem tem direito ao Bolsa Família?

A principal exigência é de que a renda por cada pessoa da residência seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Para fazer a solicitação, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais. O benefício é transferido pelo aplicativo Caixa Tem.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile