Fique por dentro desses dois pagamentos extras garantidos aos aposentados do INSS assim que entram para o programa
Todos brasileiros que estão prestes a se aposentar estão pulando de alegria nesta sexta-feira (11), com 2 extras no INSS garantidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eles são melhores que o 14° salário, que até hoje não passou de um Projeto de Lei, que está arquivado e raramente entrará em vigor.
De acordo com o próprio portal do Governo, ao ter a aposentadoria concedida pelo INSS, o cidadão ainda tem direito a outros dois benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de uma certidão para a retirada dos valores que estão pendentes no PIS/PASEP e também no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Comprovante autoriza liberação dos valores
Ainda segundo o site, esse comprovante é essencial para que os bancos liberem os valores que estão dentro desses benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o dinheiro sacado é referente ao que ainda não havia sacado, portanto o comprovante precisa estar em mãos na solicitação.
O saldo disponível vai variar de acordo com o que cada pessoa tem nos benefícios, seja ele no PIS/PASEP ou no FGTS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da aposentadoria, outras situações também liberam o comprovante
Outra situação em que esse comprovante também fica disponível é quando há a concessão da pensão por morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o dependente do contribuinte ou aposentado falecido receberá o comprovante, para que possa sacar o valor caso o falecido tenha disponível no PIS/PASEP ou FGTS.
Caso não haja pendências, o INSS vai enviar um documento aos familiares de que não tem nada em nome do aposentado ou segurado que faleceu.
Veja como solicitar o documento
Esses comprovantes estão disponíveis através do ‘Meu INSS’, indo na opção ‘Do que você precisa’ e em seguida ‘Certidão para Saque PIS/PASEP / FGTS’.
Lá colocará todas as informações que pedem para comprovar que há saldo existente e aguardará a liberação do comprovante por parte do INSS.
Por fim, basta se encaminhar até o banco em que está o benefício e solicitar o saque dos valores, com a apresentação do comprovante.
Conclusões finais
Os aposentados do INSS que acabaram de entrar no benefício recebem o comprovante para saque do PIS/PASEP e também do FGTS.
Mas, para isso, precisam ter saldo disponíveis para que o banco libere o valor requisitado, sem que haja problemas nesse processo.
Aqueles que recebem pensão por morte também podem ter direito ao saque dos valores, caso o aposentado falecido tenha saldo disponível.
Quando começa o pagamento do INSS em outubro?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado.
Neste mês de setembro ele terá início a partir do dia 25, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1. Os demais terão que aguardar os dias seguintes.