Fim da CNH para certos veículos e emissão gratuita e online do documento
A CNH é documento mais importante para os condutores de veículos, e duas grandes viradas estão batendo na porta, com o fim do documento para determinados modelos e sua emissão totalmente gratuita e online.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ser algo fundamental para o dia a dia, é muito caro tirar o documento pela primeira vez, já que são diversos processos, como o exame psicotécnico, as aulas teóricas, prova teórica, aulas práticas e a prova prática. E ainda torcer para ser aprovado de primeira.
Por conta disso, de acordo com o portal ‘FDR’, a última segunda-feira (18) ficou marcada como o início das inscrições para o programa CNH Social, com 5 mil vagas oferecidas para tirar a primeira via, incluir novas categorias ou até mesmo tirar a ACC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida começou na Paraíba, que decidiu realizar uma divisão, já que 50% das inscrições são para a primeira habilitação das categorias A e B, 40% para a autorização de Condução de Ciclomotores e adição de categoria e 10% para a renovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para para se inscrever no programa, totalmente online, é preciso estar dentro de todos os requisitos a seguir:
- Ter mais de 18 anos,
- Saber ler e escrever,
- Possuir CPF,
- Comprovar que mora em qualquer cidade da Paraíba,
- Não estar respondendo a processo que impeça o candidato de possuir a Carteira Nacional de Habilitação,
- Possuir renda per capita familiar de até meio salário mínimo vigente e estar inscrito no Cadastro Único.
Os grupos prioritários são os beneficiários do Bolsa Família, desempregados, mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência, alunos que estão no último ano do ensino médio da rede pública ou que terminaram no máximo há 2 anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições na Paraíba ficaram disponíveis desde 12h da última segunda-feira (18) e terá o término no dia 17 de janeiro. Para dar início, basta entrar no site da Habilitação Social.
Apesar de ser um documento importante, nem sempre todos os veículos possuem a obrigatoriedade para conduzi-los. De acordo com o portal ‘Jornal Contábil’, ocorreu uma nova classificação entre ciclomotores e bicicletas elétricas.
Em grande maioria dos casos a CNH pode ser dispensada, mas para conduzir esses modelos, é necessário ao menos possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).
Como ter a CNH Digital?
Para acessar a CNH Digital, basta baixar o aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’, com o acesso sendo feito através da conta de Acesso Único da Administração Pública Federal – gov.br e informar o CPF.