Pelo menos duas grandes notícias impactaram a vida de beneficiários do INSS envolvendo acessibilidade e empréstimo consignado
Pelo menos duas grandes notícias envolvendo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) impactaram os brasileiros em 2023. As melhorias atingem tanto questões de acessibilidade quanto de empréstimo consignado.
De acordo com o próprio portal do Governo Federal, essas novidades podem se tornar realidade já no primeiro semestre de 2024. Algumas localidades devem receber esse benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira grande notícia dá conta da criação de salas sensoriais no INSS para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa faz parte de um projeto apoiado pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania e fará parte de pelo menos 15 localidades no ano que vem.
Além disso, serão distribuídos mais de 804 kits itinerantes para o serviço social do órgão. Neles constam: brinquedos, livros, tapete emborrachado, túnel de lycra, abafador de som para ser colocado no ouvido.
“Todos os assistentes sociais que fazem avaliações sociais de pessoas com ou sem autismo terão um kit”, pontua a gerente de projetos do INSS, Manuella Andrade. A profissional apresentou o projeto em uma comissão no Senado. O debate era sobre atendimento humanizado às pessoas com deficiência no INSS.
“Esse é mais um passo para humanizar o atendimento do INSS”, afirma o presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Saque de mais de R$ 1 mil: INSS emite comunicado e crava 5 presentes aos beneficiários em janeiro de 2025
● CLTs em alerta: INSS arma nova lei com +2 doenças para garantir aposentadoria a partir de 2025
● Aposentadoria de R$8 mil, na casa dos 50 anos e +1: 3 vitórias armadas do INSS chegam no Governo Lula em 2025
REDUÇÃO DE TAXA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
Outra boa notícia diz respeito à mudança na porcentagem dos empréstimos consignados cobrados pelos bancos a beneficiários do INSS. As taxas máximas de juros dos empréstimos consignados caíram de 1,84% para 1,80% ao mês. Essa é a terceira redução aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o limite para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício caiu de 2,73% para 2,67% (ao mês). Na votação, houve 14 votos favoráveis das bancadas dos trabalhadores, aposentados e dos empregadores.
ONDE FICA A SEDE DO INSS?
A sede do INSS fica em Brasília, no Distrito Federal.