Saiba mais sobre uma receita caseira com apenas 2 ingredientes que cobre os cabelos brancos salva a saúde dos seus fios, os mantendo bem longe das químicas das tinturas
Por mais que a gente tente escapar, não tem jeito! Envelhecer é um processo natural e irremediável. Apesar do fato, grande parte da população – em especial as mulheres- acabam fazendo de tudo para retardar os efeitos causados por ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, um dos seus primeiros sinais surgem justamente através dos fios de cabelo, que ficam brancos ou grisalhos e na pele através das rugas. O método mais popular usado por essas mesmas mulheres a fim de esconder a presença indesejável desses fios é o tingimento.
Mas como até já mencionamos em algumas matérias anteriores, essa dependência das tintas químicas, além de não fazer bem para nossa saúde financeira, elas acabam culminando em danos aos fios. Esses mesmos danos podem causar desde um ressecamento até mesmo quedas sucessivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até porque a maioria dessas tintas faz uso da amônia como catalisador, que nada mais é que a aceleração da ação de outras substâncias que compõem a tinta para o alcance do resultado de coloração.
Ela também tem como função abrir pequenos espaços, chamado de poros do couro cabeludo, fazendo que a coloração da tintura chegue até a raiz dos pelos. Mas, devido a sua forte composição, esse produto acaba danificando a mecha fazendo a mesma ficar porosa e por vezes com aspecto de quebra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, fica a dúvida: “Será que é possível tingir os cabelos sem danificar?“! A resposta para essa pergunta é sim e a solução pode ser encontrada em uma plantinha que a maioria das idosas possuem no quintal de casa, cuja qual é a base de uma receita de tinta caseira com apenas 2 ingredientes.
Plantinha poderosa
A plantinha em questão trata-se da cinchona, conhecida cientificamente como Cinchona officinalis, natural da America do Sul, cujas cascas contêm quinino, um componente com propriedades medicinais comprovadas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o quinino tem um efeito que impulsiona os folículos capilares e fortalece as raízes do cabelo, para abrandar a queda de cabelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso, de acordo com o portal Informe Brasil, somada ao alecrim, essa mistura pode ajudar a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável dos fios e ajudando a manter a cor natural do cabelo sem o uso das tintas.
Inclusive, a receita mencionada acima se trata de um tônico capilar, eficiente para cobrir brancos e grisalhos e que tem como base essas duas plantinhas poderosas.
MAS ATENÇÃO! Conforme orientado pela nossa especialista em beleza, Giovana Misson, antes de fazer qualquer procedimento caseiro, é EXTREMAMENTE RECOMENDÁVEL que você procure ajuda de um profissional da sua confiança, para evitar riscos.
Como preparar o tônico para escurecer grisalhos?
Para preparar um tônico capilar eficaz usando cinchona e alecrim você vai precisar seguir o passo a passo abaixo:
- Ferva 500 ml de água.
- Adicione três colheres de sopa (30 gramas) de folhas de cinchona.
- Reduza o fogo e deixe ferver por 10 minutos.
- Adicione três colheres de sopa (30 gramas) de alecrim.
- Retire do fogo e deixe descansar por 20 minutos.
- Coe o líquido e armazene-o em um frasco spray.
Após o banho, borrife o tônico no cabelo, pelo menos três vezes por semana, para ajudar a escurecer os cabelos grisalhos de forma natural e saudável.