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Queridinhas das mulheres dão adeus: 2 varejistas tem despejo de shopping e até gigante da Riachuelo fecha em SP
05/07/2024 às 11h05
Cenário varejista brasileiro atravessa um dos seus piores momentos e até mesmo algumas lojas amadas pelas mulheres, incluindo uma gigante da Riachuelo, acabaram sofrendo com esses efeitos devastadores
Já dissemos em matérias anteriores o quanto o cenário do varejo está cada vez mais desafiador. O pior é que nem mesmo as maiores marcas e lojas estão conseguindo passar ilesas por esse caos pós pandêmico somado a crescente absurda que o e-commerce conquistou em meio a esse processo de retomada.
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Só para sentir o drama, segundo o portal e-commerce Brasil, analistas preveem o fechamento de cerca de 45 mil lojas físicas nos próximos cinco anos, à medida que as compras online e grandes players como o recém chegado site chinês de descontos Temu e a gigante da fast-fashion de Singapura, Shein, se tornam cada vez mais populares.
E digo até mais, mesmo com as novas medidas do governo na tentativa de fortalecer o nosso comércio com a famigerada “taxa das blusinhas”, caso algumas varejistas não consigam se recuperar ou encontrar estratégias para atrair e voltar a fidelizar a preferência dos seus consumidores, essa situação tende a se agravar.
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Falando nisso, nos últimos 3 anos, a situação começou a apertar e muito para algumas lojas em específico, vistas como as mais queridinhas entre o público feminino do Brasil, com direito a pedido de recuperação judicial e até mesmo despejos e fechamentos nos principais shoppings do país como:
- Marisa
- TNG
- Riachuelo
1- Marisa
Segundo o portal Uol, logo no primeiro semestre de 2023, a Marisa enfrentou pelo menos umas 10 ações de despejo relacionadas à inadimplência em contratos de aluguel.
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Tais processos começaram a ser protocolados na Justiça ainda em fevereiro de 2023, após a empresa admitir que não conseguiria honrar pagamentos.
Segundo as informações apuradas pelo jornal O Estado de S.Paulo, um dos casos foi registrado ainda no dia 3 de maio de 2023, aonde consta a exigência do pagamento de R$ 413.113,32.
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Ainda de acordo com o portal, o montante total das ações referente aos aluguéis atrasados chegou na faixa de R$ 10,1 milhões.
Em meio ao caos, a Marisa chegou a divulgar uma nota oficial afirmando havia negociado os contratos com diversos fornecedores, incluindo proprietários de imóveis.
A empresa ainda destacou que a maior parte dessas renegociações já foi concluída e que pretendia buscar um acordo amigável entre os demais credores.
Se não bastasse tudo isso, a Marisa ainda enfrentou alguns pedidos de falência, cujas quais partiram dos seus credores.
Só nesse período mencionado, foram exatos três pedidos solicitando a falência da empresa, cujas dívidas somadas chegam no valor de aproximadamente R$ 800 mil.
Inclusive, na mesma época, a Marisa anunciou uma reformulação de comitês e um plano de reestruturação que incluiu o fechamento de 30% das lojas físicas.
A expectativa era que tais medidas promovessem uma economia de R$ 50 milhões.
Segundo foi avaliado por Dierson Richetti, especialista em investimento e sócio da GT Capital, apesar de todo esse cenário adverso, a empresa conseguiu até que uma receita liquida positiva no ano de 2022 comparado ao ano de 2021, tendo um faturamento de R$ 440,5 milhões.
Porém, o maior desafio da Marisa , segundo Richetti, ainda é justamente o comércio eletrônico. Mesmo com toda sua popularidade, diante da pandemia da Covid-19, a rede perdeu alguma de suas vantagens competitivas.
Isso porque, segundo o analista, a Marisa demorou muito a se posicionar no comércio digital, o que contribuiu ainda mais pra sua queda de vendas. Com isso oseu diferencial como marca não foram suficiente para segurar seus clientes durante o período pandêmico e as vendas não foram recuperadas.
Por meio de comunicado, divulgado em maio de 2023, a empresa disse que se encontrava em “rota de ajuste”.
A Marisa ainda afirmou possuir “números positivos na operação de varejo, notadamente na receita e margem bruta” e mostrou uma certa “resiliência” diante de cenário adverso“.
Ela ainda atribuiu a sua crise a uma série de fatores como consumo enxuto dos clientes e ás importações ilegais da concorrência sem a devida tributações, as elevadas taxas de juros e restrições mais rígidas de capital de giro
Logo, as empresas que não se modernizaram rapidamente acabaram sofrendo mais.
Em março de 2024, a Marisa divulgou uma prévia dos resultados do quarto trimestre, na qual aponta para uma queda de 28% nas vendas (na comparação entre as mesmas lojas) no quarto trimestre de 2023, ante o mesmo período de 2022.
Na mesma época, de acordo com o portal Seu Dinheiro, quase um mês depois de nomear a conselheira Andrea Maria Meirelles de Menezes como CEO, a varejista de moda decidiu passar a liderança da empresa para um novo executivo, em mais uma “mudança estratégica”.
O conselho de administração da Marisa elegeu Edson Garcia para o cargo de diretor presidente da companhia.
Conforme exposto pelo portal CNN, a empresa ainda continua em processo de reestruturação e ainda luta para sobreviver.
Importância da Marisa:
A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie e uma das maiores redes de vestuário masculino e infantil do Brasil. Com 70 anos de mercado, a marca construiu uma forte relação com a mulher brasileira, acompanhando a evoução de suas necessidades e anseios.
2- TNG
Ainda em setembro de 2022 a gigante TNG entrou com um pedido de recuperação judicial para conseguir um certo fôlego em um período pós pandêmico.
De acordo com o portal Valor Econômico, essa medida foi necessária para que a mesma, que já havia fechado 70 das suas 170 lojas, evitasse a sua saída dos shoppings, os quais chegaram a pedir despejo pela inadimplência dos aluguéis.
O valor total da dívida da varejista estava em R$ 267.687.678,40 na época. Ainda de acordo com o portal, essa solicitação foi feita ainda em maio de 2021, quando a TNG já acumulava uma dívida na casa dos R$ 200 milhões com os shoppings, bancos e lojistas.
A empresa recebeu uma carência de até dois anos para pagamento de algumas dívidas e conseguiu desconto de quase 90% em alguns casos.
O objetivo é que a companhia pudesse se reestruturar financeiramente, negociar com credores as dívidas existentes e manter suas atividades, conforme manifestado pelo escritório que assessora e representa a TNG nesse processo, Moraes Jr.
A varejista ainda se encontra em processo de recuperação, porém não foram encontradas informações recentes sobre a situação atualizada de suas dívidas.
Importância da TNG:
A TNG é uma marca fundada ainda em 1984, que usa a estética e o design como elementos que integram o consumidor promovendo diversas experiências por meio dos seus produtos com uma identidade despojada e irreverente.
Ela também revela a expansão de seus negócios da moda, através de um processo de comunicação com o mercado consumidor.
3- Riachuelo
Por fim, em fevereiro deste ano de 2024, a Riachuelo anunciou que encerraria as atividades de uma unidade gigante, localizada no Shopping Santa Úrsula, na região Central de Ribeirão Preto/SP.
De acordo com o portal Cidade ON, essa informação foi adquirida com exclusividade pela assessoria de imprensa da loja.
Segundo informado pelo grupo na época, não havia ainda nenhuma data concreta para o encerramento, porém foi previsto que ocorreria entre aquele mês e março.
Com esse encerramento, essa marca gigantesca marca ficou apenas com quatro lojas em Ribeirão Preto – três em shoppings e uma no Centro da cidade.
Em nota a Riachuelo se manifestou a respeito da decisão de encerrar as atividades no local mencionado:
“A revisão da base de lojas é um movimento natural do varejo e está em linha com o plano de negócios do Grupo Guararapes [a marca faz perte deste grupo], que visa um crescimento saudável pautado por uma estratégia conjunta de otimização e posicionamento”
Mas segundo o portal mencionado, o Shopping Santa Úrsula não quis se pronunciar sobre o caso.
Quais são os atuais desafios da Riachuelo?
De acordo com a Startse, em meio a esse período de dois anos para cá, a Riachuelo já fechou fábrica, demitiu funcionários e terminou o ano 2022 com queda de lucro.
Em meio a esse mercado em crise e cenário de insegurança financeira no país, é natural que a varejista mude algumas situações a fim de se reerguer da melhor maneira.
Ainda de acordo com a Startse, a Riachuelo continua na luta para aumentar a margem de lucro da empresa.
Um dos seus maiores movimentos é o investimento em seu marketplace, hoje carro-chefe para a gigante chinesa Shein e que tem virado uma potência para a Amazon no Brasil.
- Segundo a própria Riachuelo, no final do 4T22, a participação do marketplace nos canais digitais aumentou para 17,4%.
Um dos maiores problemas para a empresa agora está na Midway, seu braço financeiro.
Ela registrou o pior desempenho ainda em 2022, com uma queda de 71,1% na margem EBITDA, registrando um resultado negativo de R$ 81,7 milhões.
Isso se deu por conta do endividamento das famílias brasileiras, o que diminui o poder de compra e o cenário de juros altos, que como muitos sabem está ainda bem longe do ideal.
Importância da Riachuelo:
A Riachuelo foi fundada ainda nos anos 50 e adquirida pelo Grupo Guararapes em abril de 1979 com o objetivo de promover a integração entre o varejo e a produção.
A Riachuelo se propõe a facilitar o acesso à moda, levando-a ao consumidor com agilidade e qualidade, por um valor justo.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.