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R$ 15 mil: 2 pagamentos do Banco do Brasil são confirmados com 3 alertas aos idosos com mais de 60 anos
13/03/2024 às 20h42
Confira detalhes sobre os pagamentos envolvendo o Banco do Brasil
E na noite desta quarta-feira (13), o TV Foco relembra sobre dois pagamentos do Banco do Brasil a idosos, com direito a nada mais, nada menos que três alertas.
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Pois bem, para melhor entender sobre o assunto, vocês irão conferir tudo sobre duas vezes em que o Banco do Brasil foi condenado em casos de golpes de terceiros contra idosos envolvendo o nome do banco.
De acordo com informações do portal O Tempo, em nota divulgada em fevereiro deste ano de 2024, um idoso ganhou uma ação na Justiça contra o Banco do Brasil, que ele acusou de não proteger adequadamente suas informações.
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Sendo assim, a empresa acabou tendo que ressarcir R$ 88 mil ao cliente, além de pagar R$ 15 mil por danos morais.
Segundo o que foi divulgado pela fonte, o idoso, que teve sua identidade preservada, recebeu uma ligação de um suposto funcionário do Banco do Brasil.
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Na ligação então a pessoa pedia a confirmação uma compra no cartão de crédito de R$ 4.200, cobrada por uma companhia aérea. Como o homem afirmou que a conta não tinha sido feita, o falso funcionário listou dados pessoais e bancários do cliente e pediu que fossem confirmados.
Após isso, já com todo o golpe planejado, a pessoa do outro lado da linha disse que o cartão do cliente havia sido “hackeado” e que, diante disso, o idoso deveria informar sua senha e colocar o cartão de crédito em um envelope lacrado para ser recolhido para uma perícia.
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Não passado muito tempo, um motoboy recolheu o embrulho na casa do cliente. No dia seguinte, ao acessar a conta, o idoso descobriu compras de R$ 125 mil em seu nome. Quando o golpe foi descoberto, o banco só devolveu parte do valor.
É importante falar ainda que, por meio de um comunicado, o Banco do Brasil disse que não comenta decisões judiciais.
Em nota, ele listou uma série de medidas de segurança que diz adotar: “utilização da biometria facial e comportamental, modelos que usam algoritmos de inteligência artificial, incentivo de soluções como o BB Code, solução que utiliza a tecnologia QR Code para autorizar transações financeiras”, disse.
O BB também notifica seus clientes sobre o que acontece na sua conta por meio do SMS, ou push ou aplicativo de mensagens. Essas notificações ajudam o cliente a ter ainda mais controle sobre as operações, e, por serem enviadas em tempo real, podem ajudar a identificar rapidamente qualquer movimentação que ele desconheça”.
E pasmem, essa não é a primeira vez que um golpe envolvendo o nome do banco acontece. De acordo com informações do Valor Econômico, em nota divulgada em 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) discutiu uma questão relevante para as instituições financeiras: a responsabilidade por golpes contra idosos.
O caso envolve o Banco do Brasil, que foi condenado a restituir o valor, atualizado, da fraude cometida contra um casal.
Assim, foi noticiado que: “É mais um dos golpes a que os idosos estão sendo submetidos nesse pais”, afirmou a relatora, ministra Nancy Andrighi, durante a sessão.
Segundo ela, esses goles acabam fazendo as instituições bancárias a tomarem atitudes contra fraudes e abusos.
Nesse caso citado acima, o casal de idosos teve empréstimo realizado na cidade de São Paulo, de forma ilegal, no valor de R$ 59.183,00.
E não para por aí, além do empréstimo, o casal ainda teve subtraído de conta corrente R$ 8.820,80. Mesmo depois de acionarem o banco, ainda foi realizada compra ilegal em Goiânia com o cartão de crédito do casal. A fraude teria sido realizada por meio de ligação telefônica e procedimento em terminal de autoatendimento.
O que fazer em casos de golpes com os bancos?
Sendo assim, confira a seguir os três alertas para aqueles que venham a sofrer algum tipo de golpe com os bancos:
1- As instituições financeiras são responsáveis por instruir os seus clientes contra golpes;
2- A justiça costuma indenizar idosos que são lesados;
3- Clientes, idosos ou não, devem se atentar aos comunicados oficiais dos bancos, desde a pandemia todos os maiores bancos do Brasil tem investido alto no combate a golpes, seja nas redes sociais ou na tv.
Autor(a):
Redação TV Foco
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