SAIBA TUDO!

Melhor que o 14º salário: 2 pagamentos extras liberados a aposentados do INSS salvam idosos

INSS, FGTS

Entenda pagamento extra aos aposentados do INSS (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instituição emitiu um novo comunicado aos segurados, alertando sobre documento que pode garantir o acesso a dinheiro esquecido

Nesta terça-feira, dia 1º de outubro, o INSS publicou um informativo importante aos aposentados e pensionistas. Desta vez, o grupo chamou atenção para o saque que, ao que parece, muita gente não sabe que tem direito.

Segundo a nota, após a liberação do salário previdenciário, o segurado também recebe uma certidão para a retirada de valores pendentes do PIS/Pasep e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. O documente serve como atestado para outras instituições financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, para aqueles que têm direito ao dinheiro parado ou esquecido na conta, o comprovante passa a ser válido para sacar o saldo em questão. O mesmo vale para aposentados e pensionistas, caso tenham acesso a algum dinheiro.

Mas, há algumas ressalvas. Por exemplo, se o trabalhador já faleceu e não deixou dependentes com direito à pensão, o documento também vem emitido com essas informações. No entanto, apenas essa certidão não será suficiente para o saque do PIS/Pasep ou FGTS.

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

O que é o FGTS?

Considerado um dos benefícios mais importantes dos trabalhadores, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço está nas regras da CLT no Brasil. O dinheiro faz parte de uma poupança criada pela empresa ao contratado para protegê-lo nos casos de demissão sem justa causa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, os valores têm servido para dar entrada em financiamentos, colocar as contas em dia, entre outras coisas aos profissionais que tiveram a carteira assinada. Porém, o saque pode ser feito somente ao sair do emprego ou em condições especiais, como no mês do aniversário.

Lei garante pagamento do FGTS ao trabalhador, mas sem demissão por justa causa (Foto: Divulgação)

E o PIS/Pasep?

Esse conjunto, assim como o FGTS, faz parte da lista de benefícios dos trabalhadores nacionais. O Programa de Integração Social, PIS, vale para aos profissionais de empresas privadas. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, Pasep, aos servidores públicos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PIS/Pasep faz parte dos benefícios dos trabalhadores CLT (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

Assim, quando for solicitada a aposentadoria ao INSS, o segurado deve pegar a certidão e buscar mais informações sobre os saldos que alcançou ao longo da carreira profissional. Mesmo aposentado, se houver algum dinheiro relativo aos últimos anos, ele pode ser sacado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile