Credencial para Trabalhadores Desempregados garante passagem gratuita em metrô, CPTM e ônibus em São Paulo para desempregados
Diariamente, milhares de brasileiros precisam do transporte público, seja o metrô ou ônibus, de São Paulo para se locomoverem pela cidade. Mesmo sendo o meio mais acessível, o dinheiro da passagem pode ser um problema no fim do mês, principalmente para quem está desempregado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em agosto deste ano, o IBGE confirmou a taxa de desemprego caiu para 6,9% no segundo trimestre de 2024 no Brasil. Porém, mesmo com a queda, a realidade do desemprego mínimo ainda está longe.
Sem o pagamento mensal de um salário, o brasileiro pode lidar com dificuldades financeiras devido aos gastos básicos, como transporte, comida e contas essenciais, como luz, água, internet e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando em ajudar os desempregados, as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, EMTU e Metrô – iniciaram um programa para garantir o transporte gratuito em São Paulo.
Nesta quinta-feira, 19, iremos mostrar todos os detalhes sobre o transporte gratuito de metrô e ônibus para os desempregados e como conseguir em dois passos simples. As informações são do portal da Prefeitura de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo do programa é permitir que os cidadão continuem a procurar emprego e mantenham as suas obrigações diárias sem a preocupação com os custos associados ao transporte.
A Credencial para Trabalhadores Desempregados está disponível para pessoas desempregadas há mais de 30 dias e, no máximo, 180 dias para metrô e CPTM.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal oficial do Governo de São Paulo, o acesso gratuito à CPTM e ao Metrô vale durante 90 dias e não são renováveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO SOLICITAR
Para solicitar a Credencial para Trabalhadores Desempregados, o cidadão deverá comparecer ao posto de emissão da credencial, na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Documentos necessários:
- RG (ou outro documento oficial com foto);
- CPF;
- Carteira de trabalho, física ou digital, constando a baixa no último emprego;
- Documento de rescisão do último contrato de trabalho.
Para acessar a CPTM e o Metrô, os passageiros deverão apresentar a credencial e a carteira de trabalho nas catracas para os funcionários.
EMTU
A Credencial para Trabalhadores Desempregados da EMTU está disponível para pessoas desempregadas que residem ou trabalharam no último registro na região do ABC paulista.
Na região de São Mateus e Jabaquara, na capital, e no município de Mauá, no ABC, vale apenas para quem reside nas proximidades do Corredor Metropolitano ABD.
O benefício está disponível para desempregados há mais de 2 meses e há menos de 6 meses. A carteira tem validade de 28 dias corridos e deve ser solicitada pelo telefone: 4341-1175, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Documentos:
- Carteira profissional física e original (se o último registro constar na carteira online digital, é necessário apresentar o contrato de trabalho impresso com data de admissão e demissão juntamente com a carteira física);
- Comprovante de residência em nome do solicitante (original e atual);
- Carteira de identidade ou CNH (original);
- Rescisão de contrato com a homologação/quitação (original assinado e carimbado).
Como está o funcionamento do metrô de São Paulo hoje?
Como havíamos mencionado, o metrô de São Paulo é fundamental na vida de milhares de cidadãos que buscam chegar em seus destinos.
Desse modo, é comum se perguntar como está a situação do transporte público na cidade. Poucos sabem, mas o metrô divulga como está a situação de cada linha.
De acordo com o portal oficial da empresa, até o momento desta publicação, todas as linhas estão operando normalmente.