Agora em 2024 os motoristas parceiros e clientes da Uber e da 99 precisaram se atentar a um alerta das plataformas. Duas proibições são confirmadas nos aplicativos e todos precisaram se adequar
Quando o assunto são os aplicativos de transportes, a Uber e 99, em disparada são as plataformas mais utilizadas pelos brasileiros. Diante disso, ambas estão sempre sendo alvo de notícias, e dessa vez, falaremos sobre 2 proibições confirmadas nas empresas agora em 2024 que chegou com tudo alertando não só os motoristas parceiros, mas também os clientes.
Vale dizer que, as proibições da Uber e da 99 são relacionadas aos carros para transporte de passageiros. Em se tratando da primeira, a empresa anunciou uma atualização na lista de carros aceitos nas categorias Comfort e Black, proibindo alguns modelos de carros. Vale destacar que, esses modelos não são aceitos desde janeiro de 2024 em todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja a lista dos carros proibidos nas categorias Comfort e Black da Uber
- Caoa Chery Tiggo 7 Pro
- Caoa Chery Tiggo 8 Pro
- Chevrolet Blazer
- Chevrolet Cobalt
- Chevrolet Joy Plus (aceito apenas no RJ)
- Citroën C4 Pallas
- Citroën C5
- Fiat Bravo
- Fiat Doblo
- Fiat Grand Siena
- Fiat Idea
- Fiat Linea
- Fiat Siena
- Fiat Siena Attractive
- Ford Edge
- Ford Fiesta Sedan
- Ford Focus
- Ford Ka Sedan
- Ford Territory
- Geely EC7
- Honda CR-V
- Honda Fit
- JAC Motors J5
- JAC Motors J6
- JAC Motors iEV20
- Land Rover Freelander
- Lexus ES
- Lifan 530
- Porsche Cayman
- Volkswagen Voyage
Além disso, todos os carros da categoria Comfort precisam ter ar-condicionado, quatro portas e no mínimo cinco lugares. A outra exigência é que os condutores tenham média de avaliações dos usuários em no mínimo 4,85 em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, ou de no mínimo 4,80 para todas as outras cidades.
99
Ao contrário da Uber, a 99 não tem uma lista específica de carros, mas proíbe modelos que fogem dessas de algumas regras, como, por exemplo, os requisitos que a empresa exige para o carro mudam conforme cidade e estado, muito por conta de legislações locais que procuram ordenar os serviços.
Em resumo, exceto Belém, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, São José dos Campos, São Paulo e Bahia, nas demais cidades são aceitos todos os modelos com até 9 anos de fabricação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Rio de Janeiro (RJ) a 99 aceita veículos a partir de 2013, em Aracaju (SE), apenas veículos a partir de 2007, Brasília (GO), veículos a partir de 2011; Brasília (DF), a partir de 2011, Rio Branco (AC), a partir de 2007, São José dos Campos (SP) a partir de 2010 e Uberlândia (MG), veículos a partir de 2007.
Os carros que não são aceitos, são aqueles que não cumprem os requisitos, como ano de fabricação de cada cidade, estar em perfeitas condições, possuir quatro portas e ar condicionado em funcionamento, estar com a documentação em dia, e se necessário, possuir eventuais licenças exigidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● PIX de mais de R$1500: INSS garante pagamento IMEDIATO e salvador à lista de doenças populares em 2025
● Sujeira e alimentos no meio da enchente: Vigilância Sanitária interdita 2 supermercados populares por nojeira
● CLTs em festa: Lei em vigor traz salário mínimo de R$1.711 a lista de trabalhadores em 2024
QUANDO A UBER CHEGOU NO BRASIL?
A Uber iniciou a sua trajetória no mercado em março de 2009, em São Francisco, na Califórnia, por Garrett Camp e Travis Kalanick. Nos Estados Unidos, a plataforma cresceu, mas chegou no Brasil apenas no ano de 2014, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, logo antes da Copa do Mundo. Desde então, a Uber tornou-se uma das principais opções no ramo. Nos últimos anos, outras empresas também nasceram, como a 99.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE