Saibam tudo sobre o fim de serviço confirmado no Bradesco, Caixa e Nubank
Com direito a dois serviços amados, o Bradesco, a Caixa e o Nubank acabam de ter um fim confirmado e vocês saberão tudo sobre o assunto nesta sexta-feita (1).
Por meio do Instagram oficial da Elisiane Moreira, foi explicado mais detalhes sobre o fim que pegou muita gente de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando sobre o fim da transferência DOC. Segundo o que foi informado, agora, só a TED continua. “Viva a tecnologia! Depois de anos servindo como os principais meios de transferência bancária no país, o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e as operações de TEC (Transferência Especial de Crédito) vão acabar em definitivo nesta quinta 29”, disse a influenciadora.
“O término das operações tem um motivo direto: a ascensão do Pix como principal meio de pagamento entre os clientes de bancos do País”, completou.
E então seguiu dando detalhes: “Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os usuários perderam o interesse pelas operações por DOC e TEC nos últimos anos. O fim das duas operações já tinha sido aprovado pela Febraban em maio do ano passado”, finalizou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, para quem não sabe, o fim das operações foi comunicado pelos bancos no ano passado. Após o prazo final, não será mais possível fazer novos DOCs. Até lá, será possível agendar transações para liquidação até o dia 29 de fevereiro, que também será o último dia para que os bancos processem DOCs enviados pelos clientes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● Isenção colossal e +1 benefício: Nova lei do IPVA chega com mudança histórica a lista de CPFs em 2025
● Até R$2900 na conta: Saque do FGTS é liberado no início de 2025 para salvar CLTs em apenas 5 passos online
O que aconteceu com o DOC?
Dessa forma, nesta sexta, 1 de março de 2024, o DOC já teve o seu fim confirmado. “Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos”, diz em nota o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria. “Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que o fim do DOC se deu principalmente pela popularização e aceitação do PIX. Em 2023 houve 18,3 milhões de operações com DOC, ou 0,05% das operações de pagamento feitas no País.
Já no que se trata do PIX, contou com (17,6 bilhões de operações), os cartões de crédito e débito (8,4 bilhões cada) e a TED (448 milhões) ficaram à frente, de acordo a Febraban.
Assim, bancos como Bradesco, Caixa e Nubank, já não oferecem mais a transferência via DOC.