2 grandes shoppings tiveram fim confirmado em 2024 causando choque e surpresa entre consumidores
Apesar dos shoppings serem grandes empreendimentos e praticamente intocáveis, nem sempre essa “realidade” é absoluta.
Inclusive, muitos que tinham tudo para deslanchar acabaram tendo um fim amargo. Como ocorreu neste ano de 2024, quando dois grandes shoppings ficaram na lista de extinção, incluindo uma demolição em SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1- Shopping Poli
O Shopping Poli é considerado o primeiro shopping de Guarulhos, Região Metropolitana de SP e está ativo desde 1989.
Conforme o Click Guarulhos, o shopping possui uma localização privilegiada da Rua D. Pedro II, com fácil acesso, fazendo com que o espaço combine praticidade e conforto em um único local.
No dia 23 de maio deste ano, o Governo do Estado de São Paulo, publicou o decreto 68.552. Em suma, o decreto aponta os locais para a desapropriação de terrenos e construções para as obras da Linha 19-Celeste do Metrô, em Guarulhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por consequência, o Poli Shopping entrou na lista dos endereços que serão desalojados e consequentemente demolidos.
Entretanto, outros pontos comerciais, localizados em vários locais da região, terão o mesmo destino; conforme podem ver por meio deste link*
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, IPVA: Lei em vigor garante isenção do imposto mais temido para lista de idosos 60+ em 2025
● Multa de R$10 mil e CNH suspensa: Nova lei de trânsito anunciada nas estradas traz terror aos motoristas
● Motoristas em festa: Lei de trânsito crava fim de pagamento mais temido aos donos de carro em 2025
1- Marechal Plaza Shopping
O Marechal Plaza Shopping, do centro de São Bernardo, permaneceu ativo por quase 20 anos. Inaugurado em dezembro de 2004, o shopping era uma verdadeira referência na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o portal Abc Repórter, o fato foi anunciado em novembro de 2023 e, consequentemente, os lojistas acabaram ficando na rua.
Além disso, esses mesmos lojistas chegaram a lamentar profundamente o fechamento e principalmente pelo fato de ficarem sem espaço para trabalhar.
Afinal de contas, a direção do empreendimento praticamente despejou todas as lojas e solicitou que todos encerrassem as atividades e “devolvessem as chaves” até o dia 20 de janeiro de 2024.
Em consequência disso, os frequentadores do centro comercial também ficaram descontentes com a notícia.
De acordo com uma mensagem exposta pelo Instagram, uma internauta, cliente do shopping, lamentou o fechamento das lojas. “Almoço todos os dias lá, tenho muitos amigos lojistas, é desolador.”
Já um outro seguidor, por meio de um comentário feito em uma postagem de fim de ano, declarou:
“Pegaram todos de surpresa anunciando o encerramento de atividades do shopping…. O ruim é que além da questão desempregos, a economia local na região sofrerá um impacto negativo…”
Como podem ver na imagem abaixo:
Quais os motivos que levaram o fim do Marechal Plaza?
Posteriormente, a administração do Marechal Shopping confirmou o fechamento do estabelecimento:
“O Marechal Plaza Shopping, por meio de seus proprietários e através da sua administradora Urbanize Desenvolvimento Imobiliário, vem a público, com pesar, informar o encerramento de suas atividades”
Logo após a justificativa, o mesmo comunicado afirmou que a motivação do fechamento teriam sido as dificuldades financeiras causadas pela pandemia da Covid-19.
Como muitos sabem, a crise sanitária foi devastadora para inúmeras varejistas e ainda causa um rastro de crises, fechamento de portas e até mesmo as temidas falências.
E o Shopping Marechal Plaza acabou entrando para a estatística da “crise do varejo” e se tornou mais uma vítima da situação, tendo a sua “falência” decretada pelo próprio empreendimento:
“Em decorrência da inviabilidade econômica do empreendimento, que se agravou no período da pandemia, mesmo após diversas tentativas, não restou alternativa aos empreendedores, a não ser o encerramento de suas atividades em 20 de janeiro de 2024”
Neste mês de setembro se completa 09 meses que ocorreu o encerramento definitivo. Conforme informações do Google, o encerramento foi de fato concluído; como podem ver abaixo:
Conforme apurado pelo TV Foco, ao telefonar para o número que consta no site oficial do empreendimento (cujo qual ainda permanece ativo) ninguém atende, o que comprova que a decisão foi concretizada.